quinta-feira, 25 de abril de 2013

Brasil: evoluir pra que?

Foto: Divulgação
A "seleção" brasileira empatou ontem em 2 a 2 com o Chile, mas tentarei me ater o mínimo possível sobre a partida. O que eu quero destacar mesmo é a tamanha falta de comprometimento do Brasil. Não estou me referindo apenas aos jogadores, mas também ao jeito que estamos "levando" esse sediamento da Copa do Mundo. Não precisamos procurar muito para encontrarmos o descomprometimento brasileiro. Ele vai dos gramados a Federações, e sabe aonde repercuti? Nos torcedores! Não entendeu? Vamos aos fatos.

Antes de tudo, uma rápida pergunta: você assistiu ao jogo ontem? Garanto que boa parte não assistiu, e digo mais, não vem assistindo aos recentes jogos. Mas não somente porque desgosta do Felipão ou até mesmo de alguns jogadores. E sim, porque é visível a falta de comprometimento e vontade dos jogadores que atualmente "defendem" a nossa nação, e ontem ficou ainda mais claro isso. Os espaços cedidos aos chilenos foi absurda. Desarmes? eu não os vi. Vontade de vencer? Xíí, deve ter passado em outro estádio. E o que dizer da pressão do Chile? Desde quando uma seleção pentacampeã mundial passa por maus lençóis diante do Chile (com todo o respeito) ? Essa é a pergunta que o torcedor um pouco mais vivido, que assistiu a nossa boa geração onde parava todo o país, se faz.

"Ah, Arthur, mas o futebol evoluiu, e as seleções antes, fracas, estão mais fortes hoje.". Sim, concordo plenamente. E aí chegamos ao ponto interessante: o mundo evoluiu, nós não. Foi o que o lúcido, quiçá o maior deles, Paul Breitner disse. Nós paramos em 2002 enquanto o resto do mundo evoluía. Agora somos nós que temos de ir atrás deles. E agora eu vos pergunto: será que vamos conseguir?

Antes do tudo nós precisamos evoluir como pessoa. O Brasil não é um país sério, logo não pode ser tratado como tal. Enquanto vermos estádios como o Engenhão, onde após um enorme dinheiro gasto e 6 anos de uso, precisou ser interditado e passar por "novas" reformas. Enquanto os "professores" da vida não se atualizarem, e continuarem pré-históricos, não há como tentarmos voltar a ser o país do futebol. Aliás, Brasil e país do futebol só se unem no velho bordão.

Nós, Brasil, precisamos evoluir em muitos pontos, não só os que dizem respeito a Copa. O que fazer com os elefantes brancos da vida? Construí-los e depois destruir? Dinheiro e mais dinheiro gastos? Enquanto apenas visarem o dinheiro à qualquer custo, pode ter certeza que a evolução ainda estará distante. Ah, meu amigo, mas bem distante!

Forte abraço,

Arthur Guedes.