segunda-feira, 3 de junho de 2013

O erro foi lá atrás...

Foto: Divulgação
Enganam-se quem achou bonitinho o empate com a Inglaterra, ou mesmo acreditou, que do jeito que jogou, vai brigar pela Copa. Ah, meu caro, quanta ingenuidade! Não estou menosprezando nossos jogadores, afinal são os menores culpados. Aliás, não gosto de usar esse termo, mas se tem que existir uma culpa, esta é da CBF! Sim, mais uma vez.

Vamos fazer uma rápida revisão, e assim voltaremos no "caso" Mano Menezes. Qual era o seu projeto? O mesmo que ainda temos, porém uma coisa é diferente. Mano assumiu após a saída de Dunga, com o objetivo de montar uma equipe e, simultaneamente, fazer uma renovação. Sim, meu caro, trabalho dificílimo. Sabemos que ele passou por dificuldades extremas, afinal não tínhamos tantos resultados convincentes, afinal era um árduo trabalho. Mas, hoje, temos resultados convincentes?

Mano Menezes bambeou no comando por diversas vezes, mas após parecer ter começado à encaixar, a grande CBF foi lá e deu uma tremenda rasteira demitindo-o. Ah, as consequências dessa rasteira, meu caro, estão aí até hoje.

Com o cargo livre, a CBF foi às forras. Nomes não faltavam, bons sim. Após suspense, Felipão foi o escolhido. Experiência de vida e futebol. É tudo? Não, meu caro. E hoje todos nós vemos isso. Eu, inclusive, fui um dos que apoiaram a sua vinda, porém não imaginara quantos passos nós estávamos dando para trás. Não pelo Felipão em si, mas pela drástica mudança de pensamentos.

Mano Menezes tinha uma cabeça mais aberta e apostava arduamente na renovação. Felipão prefere apostar  na experiência de remanescentes, acreditando arduamente na importância disto. Errado? Não. São apenas opiniões e princípios diferentes. A CBF conhecia cada candidato ao cargo, e sabiam que a cabeça de Felipão era diferente da de Mano. E o escolheram mesmo assim.

O que eles queriam? É essa pergunta que me faço sempre. O que a CBF realmente quer? Eles preferiram apostar na identidade que o Felipão tem com a torcida brasileira, ao invés de manter o mesmo pensamento e planejamento. Parabéns, CBF!

O que poderia dar de errado? Tudo que uma divergência de opiniões e pensamentos pode dar. Nós demos 10 passos para trás quando demitimos o Mano Menezes faltando pouco tempo para a Copa, e quando começava à encaixar seus princípios. E demos 50 passos para trás quando contratamos o Felipão. Mudamos drasticamente de planejamento e princípios, meu caro. A cabeça de Felipão parou no tempo, e não se encaixaria nesse planejamento que tínhamos com o Mano. Eles pensaram nisso? É claro que não!

Não entrarei no mérito de falar mal dos métodos do Felipão. Se são ultrapassados ou não, quem tinha que ver e analisar isso era a CBF. Foram eles que se colocaram nessa situação de ter que correr atrás de um treinador faltando um ano e pouco para a Copa. E conseguiram errar novamente ao trazer um cara totalmente diferente. Ah, meu Deus!

Não sou nenhum anti-Brasil, que torcerá contra a seleção. Mas os fatos não são nada alegradores, e você sabe disto. Tomara que dê tudo certo. Tomara...

Grande abraço,

Arthur Guedes.