sexta-feira, 4 de julho de 2014

Calem-se!


Calem-se! Ou melhor, falem! Continuem falando, criticando, martelando essa seleção brasileira. Realmente não é a melhor seleção brasileira já vista, não é composta por 11 craques, muito menos apresenta o futebol mais incrível. Mas chegou, não? Calou você, que afirmou que o Brasil sequer passaria na fase de grupos ou pelo Chile. É possível sim se entregar inteiramente, chorar, e jogar o futebol que se espera e vencer. Calem-se!

A seleção entrou hoje com o sangue nos olhos, assim como na Copa das Confederações. Marcou pressão - assim como TODOS tanto pediam -, conseguiu novamente vencer o meio campo, com bons toques e tabelas e o trabalho de infiltração na defesa adversária não ficou tão difícil, como antes. Hoje a seleção foi outra, com as mesmas peças, mas com a postura diferente. Hoje o Brasil foi mais BRASIL, mais eu, mais você. 

O capitão, Thiago Silva, - tão criticado por ter se virado e pedido para não cobrar na hora da disputa de pênaltis, contra o Chile - te calou. Te fez gritar junto com ele: AQUI É BRASIL! Eu sei que você gritou. Porque assim como ele, você defende a sua pátria, e não quer ver ninguém vencê-la. Os problemas políticos são meros coadjuvantes, enquanto você 'defende' a sua pátria. Porque você não quer ver nenhum James Rodríguez passar por você. Porque AQUI É BRASIL!

Sinceramente, você vai vir me dizer que não gritou a cada chutão de alívio que o David Luiz e Thiago Silva deram no segundo tempo? A cada tiro de meta à favor do Brasil? Vai me dizer que você não pensou consigo mesmo na hora do pênalti: "O Júlio vai pegar!"? Ou irá comentar que não gritou enquanto o David Luiz corria euforicamente para comemorar o seu lindo gol? Tá, conta outra.

A seleção brasileira mexe tanto com você, quanto comigo. Porquê queria você ou não, gostando da atual situação política ou não, o seu coração bate mais forte quando a seleção entra em campo.

Eu, sinceramente, até entendo o porquê de tantas críticas com relação ao choro da seleção. Realmente, há tempos que não víamos uma seleção se entregar de corpo e alma. Há tempos não apareciam 23 jogadores querendo defender uma nação e não um amontoado de dinheiro. Há tempos não vestiam a amarelinha jogadores com o sangue nos olhos que nós, torcedores, temos. É, estranho, não? Nós ficamos acostumados com aquele futebol mentiroso, onde os jogadores tentavam, mas nem sempre com a vontade de conseguir. Aí quando aparece uma seleção brasileira como esta, que se emociona e entrega, a crítica vem. Calem-se um pouco, e admirem.

O Brasil não joga o melhor futebol da Copa, mas vai vencendo etapa por etapa. Fred ainda não apareceu de verdade. O nosso meio campo ainda é instável. Mas aqui é BRASIL. Se não for na técnica, vai na vontade. Se não for na alegria, vai no choro. Eu só sei que vai, porquê AQUI É BRASIL!

Grande abraço,

Arthur Guedes.
(Facebook: https://www.facebook.com/arthur.guedes.54)
(Twitter: @GuedesLoco)