terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

René Simões: "Se o árbitro fosse um cara correto, teria dado a saída da bola"

René Simões, técnico do Macaé Esporte Clube
Atual técnico do Macaé Esporte Clube, René Simões foi um dos destaques do fim de semana após a partida ocorrida no Estádio Nilton Santos, entre Botafogo 2 x 1 Macaé. Isso porque o último gol marcado pelo alvinegro, aos 53 minutos do segundo tempo, gerou uma enorme polêmica em relação à saída ou não da bola na linha de fundo, quando Guilherme cruzou para Vinícius Tanque marcar.

René Simões, que está no Macaé desde dezembro de 2016, disparou contra o quinteto de arbitragem por afirmar veementemente que a bola teria, de fato, saído. Procurado pelo blog, René Simões aceitou conversar de forma exclusiva sobre o assunto. 

Confira alguns trechos do bate-papo com o técnico do Macaé:

UTILIZAÇÃO DOS ÁRBITROS DE LINHA

Lance ocorrido aos 53 minutos do segundo tempo

Eu acho extremamente importante. Tudo o que você possa fazer no futebol para minimizar os erros da arbitragem são bem-vindos. Agora, eles têm se mostrado inoperantes, até o momento. E até em alguns casos, eles têm sido prejudiciais. Eu tenho certeza que se o arbitro da partida fosse um cara correto, sem a presença desse árbitro de linha, ele poderia ter dado a bola fora. Porque foi muito asintosa aquela bola. Eu vi ali aonde eu estava. O árbitro, obviamente, teria visto também. Mas ele confiou no árbitro de linha. E esse, eu posso dizer, que maldosamente, não marcou. Se você olhar as fotografias e olhar o pé dele (Guilherme), vai perceber que a bola claramente saiu. Mais de 50 centímetros. Não há dúvida de que o árbitro viu e que a bola saiu. Mas acho importante ter mais árbitros em campo, enquanto não chega a tecnologia no futebol.


O MACAÉ TOMARÁ ALGUMA ATITUDE?

O Macaé, obvimente, vai entrar com um pedido de uma ação disciplinar contra o quinteto de arbitragem. Fiquei muito triste em ver no jornal a seguinte manchete:" Os jogadores do Macaé reclamaram, mas o gol foi validado". Eu acho muito pouco para quem está em busca de fazer algo mais sério no esporte. Isso é muito pouco. Quem não viu o jogo, quem leu, simplesmente vai entender que houve uma reclamação do Macaé, que pode proceder ou não, e nada mais foi dito. Lamentável que a imprensa não trabalhe como deveria trabalhar. 

TIMES "PEQUENOS" SOFREM MAIS COM OS ERROS DE ARBITRAGEM?

É uma questão estatística. É muito simples. Pegue 100 jogos entre clubes grandes e pequenos e veja quantas vezes um treinador de clube grande saiu reclamando.


QUAL SOLUÇÃO RENÉ SIMÕES DARIA?

Primeiro eu colocaria uma sumula em que o quinteto seria avaliado pelos dois times. Pela imprensa, por uma comissão de tres pessoas, um ex árbitro, um ex Jigador e um ex-técnico.  E cada um deles avaliaria sua atuação imediatamente o dia do jogo e depois iria para casa e se avaliaria após assistir o vídeo do jogo. 

Todas sondadas e divididas pelo número de avaliações, ele teria que ter no mínimo sete. Abaixo de sete nao atuaria na próxima partida. Abaixo de cinco em três rosadas e abaixo de três um mês de suspensão. Abaixo de sete no ano, sairia do quadro por uma temporada. Treinamento e reciclagem obrigatória a cada seis meses. Lances como o de ontem, exclusão por cinco anos. 

No caso da avaliação do quinteto, cada um se autoavaliaria e avaliaria cada um dos outros quatro.
Toda a simulará seria com repostas específicas. Condição fisica, tomadas de decisões, parte disciplinar, parte técnica, movimentação e por aí vai.  A parte da avaliação dos membros do painel teria peso dois. Fiz isso no São Paulo com os atletas da base. Funciona de verdade. Não há como manipular.

René Simões possui uma carreira com um currículo vasto, passando por diversos clubes grandes. Atuou como técnico em clubes (Fluminense, Coritiba, Vitória, Flamengo, Vasco, Botafogo, Al Arabi Sports, Al Ryan Sports, Al Khor Sports Club e Vitória de Guimarães de Portugal), seleções da Jamaica, Irã, Trinidad & Tobago Football, Costa Rica, seleção brasileira feminina e seleção masculina do Sub 17, 20 e 23. Além de ser membro do painel de técnicos da FIFA desde 2000 e integrante do painel de instrutores dos cursos de treinadores CBF desde 2015. René é o único treinador que já dirigiu homens e mulheres em competições da FIFA. Também foi condecorado em 1998, com a medalha da ordem de Rio Branco pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo Governo da Jamaica em 2000 com a medalha “Commander Indestintion”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário