domingo, 16 de dezembro de 2012

Corinthians - O todo poderoso campeão

"Salve o Corinthians, o campeão dos campeões, eternamente dentro dos nossos corações, Salve o Corinthians de tradições e glórias mil, tu és orgulho dos esportistas do Brasil." Espero que você não tenha apenas lido isso, mas sim cantado.
 O Corinthians é Bicampeão do Mundo em cima do dito"todo poderoso" Chelsea, que para mim está longe disso. Sempre dizem que o título deve ir para o melhor, e realmente foi. O Corinthians lutou, correu, marcou, e principalmente, usou a cabeça e a experiencia de jogadores como o Emerson e Danilo. O Chelsea foi apático, criou algumas chances e teve um enorme azar de ser "o dia" do Cássio. Fernando Torres que o diga...

Goleiro de quase 2 metros de altura, pareceu ter 3 quando foi buscar o chute do Victor Moses, um dos raros bons momentos do Chelsea. Mas, além do goleiro Cássio, que foi merecidamente eleito o melhor da partida, meu destaque vai também para a importância tática do Jorge Henrique,para o Guerrero, não pelo gol, mas pela partida em si, pois foi o homem de referência e ganhou todas do Cahill. E para o discreto meia Danilo, que tem o dom de simplificar as jogadas, e por muitas vezes, por fazer coisas discretas, porém de suma importância acaba não sendo reconhecido.

Já do lado do Chelsea o meu destaque vai para o seguro zagueiro David Luiz, que em todas que ia, ganhava. Se ele não estivesse ali, não sei o que seria do Chelsea.E para o experiênte Lampard, que apesar de ter ficado um bom tempo sem jogar, fez boas enfiadas de bolas e foi importante nas saídas de bola. O ponto fraco do Chelsea era sem dúvida o lado direito de sua defesa, pois o Ivanovic era um lateral improvisado e pouco conseguiu atacar e marcar, e o zagueiro Cahill, que não ganhava uma. Já na esquerda estava difícil, com as boas atuações de David Luiz e Ashley Cole.

Já o Chelsea poderia aproveitar e aproveitou o lado esquerdo da defesa do Corinthians. No lado direito a marcação do Corinthians contava bastante com a ajuda do Jorge henrique para ajudar o Alessandro. Já na esquerda o meia Danilo não têm mais o fôlego de antes, e não conseguia auxiliar tantas vezes o Fábio Santos, tendo que muitas vezes o Ralf fechar por ali.

Mas deixando o lado tático de lado, num lance que pode ser considerado de sorte, o Paulinho se embolou um pouco com a bola, acabou deixando para o Danilo, que limpou bem os dois marcadores e chutou em cima do Cech, mas o peruano, Paolo Guerrero de cabeça fez a ENORME nação corinthiana pular. Corinthians 1 a 0 e campeão!

Agora têm uma coisa que li, na análise feita no blog do meu amigo, Carlão, sobre o fato da equipe do Chelsea não conhecer nada ou muito pouco da equipe Corinthiana.Diria que a vontade e o comprometimento do Corinthians para conseguir esse título foi muito maior que a do Chelsea. O Tite sabia de todas as possibilidades do Rafa Benítez, já o Benitez não sabia o que o Tite poderia fazer. Portanto, ainda sim acredito na tese de que nós brasileiros/Sulamericanos damos mais valor à essa competição que os Europeus.

Então, aqui vai mais um PARABÉNS ao Corinthians, uma equipe que vem conquistando tudo que pode, e sem dúvida ano que vem será o mesmo! Parabéns.