terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestações: a culpa é da Copa?

Foto: Christophe Simon/AFP
Se você é brasileiro e tem acesso ao mínimo de informações possíveis, saberás que as manifestações estão tomando conta do país. Os motivos? Ah, seja pelo aumento da tarifa do transporte público, o constante desleixo com a saúde, educação e outros servições públicos. Bem, os motivos nós conhecemos de antemão. Mas eu percebo uma quantidade de pessoas bastante desgostosas com a Copa do Mundo. E será sobre isso que conversarei agora. A culpa disso tudo é da Copa?

É do conhecimento de todos que a Copa do Mundo é um evento que atrai a atenção de todos. Sendo assim, é claro que todos os holofotes estão direcionados a nós, realizadores desse evento. Mais claro ainda, é a baita oportunidade de aproveitar todos estes holofotes para demonstrar toda a nossa indignação referentes a todos esses problemas e, claro,  nos fazermos aparecer.

É indiscutível que o dinheiro gasto nestas "arenas" para serem palcos da Copa do Mundo são  superfaturados e exorbitantes. Este mesmo dinheiro exorbitante torna-se também desnecessário quando temos problemas "maiores" a serem resolvidos. É evidente que nós temos. É revoltante ver bastante dinheiro sendo gasto e roubado em elefantes brancos, quando temos saúde e educação para serem "investidas". Mas porque desgostar, banalizar ou até mesmo manchar a Copa do Mundo? Por que este "ódio"? A Copa do Mundo é realmente o maior culpado e o nosso algoz?

Os elefantes brancos sempre existiram em todos os países que sediaram a Copa do Mundo. E eles foram motivos para revoltas? Não. Sabe por que, meu caro? Porque lá não teve a ladroagem que está tendo aqui. Porque lá as coisas são sérias e as condições de vida, ao menos, é digna. Não serei hipócrita em dizer que as coisas "lá fora" são sempre melhores. Não. Não são. Lá também acontecem protestos. Talvez eles estejam um bocado "à frente" de nós. Talvez eles tenham "despertado" um bocado mais cedo. Bem, fato é que lá as coisas funcionam.

Agora, meu caro, o que eu gostaria de entender é o porquê de comprarmos uma briga com a Copa? Assim como eu gostaria de entender o porquê de comprarem uma guerra contra os policiais. Estes são apenas "paus-mandados" do poder que vigora "lá em cima". É com o pessoal engravatado que vigora, rouba e faz de tudo com o nosso dinheiro "lá em cima", que nós precisamos "comprar" essa briga. É com o poder, meu caro!

Se houve roubos, ladroagem e afins nessas "construções", a culpa não é da Copa, mas sim do poder. Aliás, como bem sabemos, esses roubos e ladroagens que aconteceram nessas "obras", acontecem em diversos meios. Estamos rodeados por isto, e é contra isto que estamos lutando. Não é contra a Copa, meu caro.

E por fim, gostaria que você refletisse. Realmente a culpa é da Copa?

Um abraço,

Arthur Guedes.