domingo, 27 de janeiro de 2013

Botafogo x Fluminense. Um ponto pra cada


Botafogo e Fluminense fizeram o primeiro clássico do ano, mas espero que os outros não tomem esse como exemplo. Um clássico com poucas emoções e frio, dentro e fora de campo. Os destaques foram para o Wellington Nem, do Flu, que infernizou a vida do Botafogo. E do lado alvinegro, destaque para o Seedorf, que entrou e mudou a partida e mais uma vez para Jefferson, que foi um paredão quando exigido.

PARTIDA

A bola rolou com a Botafogo em cima do Fluminense, com marcação adiantada e portando-se totalmente diferente do jogo contra o Bangu. Mas, isso foi só questão de tempo, pois o Fluminense tratou logo de se portar como o campeão brasileiro, mesmo com as importantíssimas ausências de Fred e Deco. Começou a abrir mais o jogo explorando a velocidade do Nem e Sóbis. O Botafogo tentava bons lançamentos, porém jogavam muito perto uns dos outros. Via-se o que talvez seja o maior erro do esquema do Oswaldo: Muitos no meio campo, que vão e voltam constantemente, mas que no decorrer da partida sofrem com isso. Ataques com menos potência e pouca gente. Inferioridade numérica.

Fluminense continuava administrando/comandando a partida e numa jogada, entre muitas outras, Wellington Nem, tabela com Bruno e chuta rasteiro sem chances para o Jefferson. Fluminense 1 x 0 Botafogo. O time alvinegro tenta sair, mas ao seu ritmo, com um meio campo cansado ocasionando em saídas lentas, com pouca criatividade facilitando a marcação tricolor. 

O Fluminense ia em busca do segundo, mas se precavendo atrás.Wellington Nem foi muito acionado, fazendo com o que o Fluminense caísse bastante pelo lado esquerdo. Azar de Márcio Azevedo... Vaias (por parte do torcedor do Botafogo) ecoam no vazio Engenhão, após o término do primeiro tempo. 

SEGUNDO TEMPO: SEEDORF E OUTRO BOTAFOGO

Os times voltam ao gramado( lindo, diga-se de passagem) e ambos sem alterações. Torcedor alvinegro aflito e ansioso pela volta de Seedorf, mas parecia não ser agora que o holandês voltaria. Botafogo volta, com um pouco mais de garra, pois precisava do gol. Já o Fluminense, claramente jogaria no erro do Botafogo, que ia se expor, aproveitando a velocidade de seu ataque. Dito e feito. Botafogo partia para o ataque com vontade, esta que faltou o primeiro tempo inteiro. Mas, logo aos 6 minutos do segundo tempo, Seedorf entra no lugar de Jadson. Porque não no intervalo? Enfim, entraria o cara que iria mudar o jogo.

O holandês ora se posicionava mais a frente perto de Bruno Mendes, ora no círculo central, ditando o ritmo do Botafogo.Mas, logo de cara, num lance espetacular, ele faz uma virada de jogo, mostrando que ele é um cara fora de série. Ali começava um novo jogo para o Botafogo e Fluminense. 

O Fluminense se acuou, repetindo o que sempre fazia no Brasileirão.Após marcar um gol recuava e saía nos contra-ataques.Perigoso, mas o números mostram que dava certo. Botafogo cresceu, começaram a sair jogadas mais rápidas, e as chances de gols aumentaram consequentemente.

Mas, num desses contra-ataques fortes do tricolor, numa excelente enfiada de bola de Jean, após belíssimo chapéu, Wellington Nem avançou e chutou, mas a sua frente tinha o Jefferson, o paredão alvinegro. Brilhava ali, o rapaz que merece um lugar nessa Seleção.

Após isso, o Botafogo não podia deixa de arriscar, pois precisava do resultado. Seedorf começou a aparecer ainda mais na partida, e num lance, com totais méritos para o holandês, que construiu toda a jogada, Bolívar, o zagueiro artilheiro, marca de cabeça e empata o clássico. 

Botafogo manteve o ritmo, mas o Flu tratava logo de quebrá-lo. As entradas de Rhayner e Samuel deram um gás à mais ao Flu, que começava a diminuir o ritmo por conta do cansaço.Já pelo lado alvinegro, Vitinho foi uma grata surpresa no jogo. Entrou com personalidade, conseguindo boas jogadas com seus dribles.

 O clássico começou a ficar mais pegado, e os espaços diminuiram. Tivemos um lance desnecessário, uma discussão entre Seedorf e Valência. Empurra, empurra, mas um cartão amarelo para ambos deixou tudo certo.

Fim de papo! Botafogo 1 x 1 Fluminense. Clássico morno em campo, mas frio fora. Preço alto dá nisso! O resultado não foi ruim para o Flu, mas para o Botafogo sim,que ainda fica fora da zona de classificação para as finais. E assim foi o primeiro clássico do ano.