terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Papo Firme - André Guedes

E hoje, para estrear o bloco de entrevistas em 2013 com nome novo, eu convidei o amigo, que é cartunista, blogueiro, analista de sistemas e torcedor do Botafogo, não necessariamente nessa ordem. Ele que é meu xará! Hoje, o Papo Firme é com você: André Guedes!




TRABALHO


1) Para o pessoal te conhecer melhor, com o que você trabalha?

Sou cartunista blogueiro do globoesporte.com e também crio ilustrações animadas pro Esporte Espetacular. Nas horas vagas sou Analista de Sistemas. Bom, pra ser bem honesto, na verdade é o contrário... Rsrsrs.

2) Como foi chegar no Globoesporte.com?

Digamos que foi uma brincadeira que deu certo. Eu acompanhava o blog do Zé Fogareiro (pra quem não sabe, o João Roberto/Zé Fogareiro era blogueiro do Botafogo no globoesporte.com) e adorava os textos. Um dia, mais precisamente em 2009, resolvi mandar uma arte para o blog fazendo uma brincadeira com o Estevam Soares, técnico do Glorioso na época. O João gostou muito e me convidou a contribuir semanalmente com o blog em 2010. Foi um trabalho muito importante para o amadurecimento do meu humor com futebol, e fiquei um ano e meio no espaço. Foram mais de cinquenta charges sobre o Botafogo. Era uma diversão pra mim, um jeito de expressar as alegrias e angústias da torcida em forma de charges. O blog do Zé Fogareiro foi a minha porta de entrada. A partir dali, recebi convites do Rica Perrone (que na época também era blogueiro do site) e fui notado pelo editor-chefe do site (Gustavo Poli, um ser humano excelente), que me convidou a contribuir também com o blog do José Ilan. Foi aí que começou o trabalho com charges animadas no portal. Com a saída do Ilan, que foi pra Fox Sports, fiquei durante algum tempo no blog do grande Bernardo Pombo, e finalmente ganhei meu próprio espaço em maio do ano passado.

3) Antes de chegar no Globoesporte.com, passou por algum outro site ou blog?

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, comecei criando cartões animados para a Voxcards. Pouco depois houve o boom do youtube, e aí comecei a criar vídeos com charges animadas. Com a aceitação positiva do público e divulgação de um dos meus vídeos pelo Maurício Ricardo no charges.com.br, fiquei confiante e distribuí e-mails divulgando meu trabalho para portais de humor. Fui fisgado pelo Sérgio Batista, do extinto Humortadela, que me contratou como freelance para o site. A parceria não durou muito tempo porque o site já vinha atravessado dificuldades, mas aprendi bastante com o Sérgio nesse processo.

4) Hoje, você trabalha apenas para o Globoesporte.com?

Não. Tenho recebido demandas da TV (mais precisamente, do Esporte Espetacular), e durante a temporada de 2012 desenvolvi a charge de escalação do elenco do Botafogo. Foi um trabalho muito divertido, mexeu bastante com o meu lado torcedor. Vou guardar isso com carinho.

5) Hoje , você ganha a vida fazendo isso? Ou trabalha com mais alguma coisa?

Ainda ganho a vida com bits e bytes, mas o trabalho com as charges vem crescendo bastante, de maneira que existe sim a possibilidade de viver totalmente dedicado a isso. Mas gosto da minha profissão de analista de sistemas, não posso me queixar.


BOTAFOGO 


1) Quem te conhece, sabe que você é botafoguense. O que você tem a dizer sobre o ano do Botafogo em 2012? E o que espera para 2013?

O que vi em 2012 foi um elenco de razoável a bom desperdiçado pela mentalidade de um treinador pífio. Tínhamos todas as condições de conseguir pelo menos uma vaga na Libertadores, mas não foi possível graças aos desacertos do comandante. Ganhamos a Taça Rio, mas passamos vergonha nas finais do Estadual; fomos eliminados prematuramente da Copa do Brasil; e fizemos uma campanha irregular no Brasileiro. Isso sem falar do vexame na Sulamericana! Joel e Caio Junior fizeram mais do que Oswaldo em 2010 e 2011, respectivamente, com elenco inferior. Quanto a 2013, não espero grandes novidades, visto que o fator do fracasso foi mantido.

2) Você faz parte dos torcedores que não entende o Oswaldo de Oliveira?

Eu diria que é o contrário. Oswaldo de Oliveira é que não entende a torcida, não entende o Botafogo. Tem um esquema definido na cabeça e às vezes tenho a ligeira impressão de que não gosta de estrelas no time. Oswaldo parece querer um time de operários submissos que cumpram seu esquema tático à risca. Ele tem que ser a única estrela, o centro das atenções. Eu nem me importaria se o esquema funcionasse... Mas não funciona. Pode observar que em toda coletiva, quando algum jogador vai muito bem, Oswaldo gosta de dizer que "o fulano ainda precisa evoluir".

3) E, recentemente a "briga" entre Oswaldo e Loco Abreu. Quem você acha que está certo? Acha que há alguém certo?

Oswaldo soube se defender muito bem quando apontou aquela que pra mim foi a principal falha do uruguaio: se recusar a viajar pra jogar contra o Internacional. Isso realmente é inadmissível pra um jogador profissional. Mas a despeito dessa questão, eu diria que compreendo o descontentamento do Abreu. Se existia um esquema que não favorecia um centroavante fixo, por que motivo Oswaldo trouxe Rafael Marques? Por que preferia improvisar Elkeson a usar um centroavante de ofício (e olha que era muito difícil aturar qualquer um dos dois no ataque)? Há quem fale na decadência física de Loco, mas acredito que nos moldes táticos Joel/Caio Jr, ele ainda teria condições de jogar em alto nível. Lembro que abri o jornal em janeiro de 2012 e li Oswaldo dizendo que Loco teria que mudar a forma de jogar e se condicionar fisicamente pra buscar jogo. Era início de temporada, mas naquele dia eu soube que os dias de Abreu no Botafogo estavam contados, porque essa não é a praia do uruguaio. Não há mocinhos nessa história, mas eu diria que estou com o uruguaio.

4) Como foi fazer cartoons dos jogadores do Botafogo, que sempre são apresentados nos telões do Engenhão?

Uma experiência muito bacana... Inesquecível mesmo. Pena que o time não ganhou nada significativo em 2012, ou seria algo ainda mais incrível.

FUTEBOL NO MUNDO


1) Sobre o vexame da garotada do Sub-20, o que tem a dizer?

Na minha opinião, vivemos um período alarmante no futebol brasileiro. Não surgem mais craques a todo minuto como na década passada ou retrasada. Cada vez importamos mais e exportamos menos, e os craques internacionais são os que roubam a cena - Messi, Cristiano Ronaldo, Iniesta, Xavi, Ibrahimovic... Honestamente, não me lembro de uma safra tão ruim de brasileiros. Acho que esse resultado da garotada é reflexo disso.

2) Estamos realmente na Era Messi?

Com certeza. Acho um descalabro quando vejo alguém compará-lo ao Pelé, por exemplo, porque são jogadores de épocas muito diferentes. Mas Messi realmente é um alienígena, um ponto fora da curva.

3) O que influenciou, na sua opinião, de fato para que os "medalhões" como Alex,R49, e tantos outros voltarem para o Brasil?

Justamente o que respondi anteriormente: a nossa safra ruim de garotos. Um europeu de 37 anos, como o Seedorf, ganha jogadores jovens na corrida e dá aula de posicionamento em campo. Juninho, Felipe, Riquelme tem mais de 35 e ainda são disputados no mercado. O Vasco chegou a cogitar contratar o Pedrinho para o Estadual! Isso é muito preocupante.

CARTOONS


1) Em seus diversos trabalhos você faz sátiras, e Cuca está presente na maioria. Ele é um personagem fácil de se trabalhar?

Muito. Cuca é um bom sujeito, excelente técnico, porém temperamental e muito azarado. Mas vale lembrar que Telê Santana também era considerado um grande pé-frio até começar a ganhar tudo pelo São Paulo... Acho que vai acontecer a mesma coisa com o Cuca. Ele é muito competente.

2) É difícil trabalhar com charges? Mexer com as diferentes interpretações das pessoas?

Não é um trabalho fácil, porque além do empenho artístico em si, você tem que convencer ao torcedor de que ele deve rir da própria desgraça. A cada dia aprendo mais sobre como fazer isso.

3) Há muita gente que corneta o seu trabalho só por conta de você ter "zoado" algum ídolo do clube dele?

Se tem algo que aprendi nesse tempo é que é muito melhor focar em ídolos do que em clubes. Ninguém perdoa uma piada com o Vasco vice, mas dão risada se você sacaneia o Dinamite ou o Adriano, por exemplo.

4) Como é feito um cartoon ? Diga qual o procedimento até chegar no fim.

O primeiro passo é escrever o roteiro, e essa é a etapa mais importante. Uma charge muito bem feita com um roteiro ruim não se sustenta. Depois, eu gravo o áudio completo - todas os diálogos dos personagens. Então entra a etapa do desenho - todos os personagens e expressões novas terão que ser criados na mesa digitalizadora. Por fim, a animação e a sonorização, que é basicamente juntar os pedaços do áudio gravado com a ação da charge.

Pergunta da Galera:


1) Você já fez algum cartoon/desenho polêmico? (Enviada por: Otávio Brunet)

De vez em quando acontece. Algumas vezes por culpa minha, mas muitas vezes o público enxerga clubismo/racismo/preconceito/homofobia onde não existe. Fazer charge com futebol é viver à espreita do perigo de ser polêmico: qualquer passo em falso e você pode detonar com o coração dos torcedores. É o preço que se paga por brincar com a paixão alheia.

E assim terminamos a primeira entrevista do ano. A primeira de muitas! Quero agradecer novamente ao André, por ter sido gente boa desde o início do contato. Pra você que ainda não viu o trabalho dele, segue o blog (http://globoesporte.globo.com/platb/andre-guedes).Espero que tenham gostado e forte abraço!

7 comentários:

  1. muito bom o trabalho dele, lembro das charges dele no blog do Zé Fogareiro ainda haha'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! O cara é fera, e não é atoa que está no Melhor do Esporte.

      Excluir
  2. Muito bom cara.. Parabéns!! O Blog ta cada vez melhor. Parabéns também ao sofredor André Guedes, o cara é fera!

    ResponderExcluir
  3. O André Guedes na minha opinião é o melhor chargista esportivo, ele é muito bom e tem um humor incrível.

    parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,Rosângela. Graças à vocês tenho conseguido mais e mais! Muito obrigado, e beijos.

      Excluir
  4. Queria de verdade saber a opinião correta do melhor candidato p nosso país.Tratando-se de uma pessoa tao importante e intlintelig.

    ResponderExcluir