domingo, 12 de julho de 2015

O que esperar de Ronaldinho Gaúcho?

(Foto: Alexandre Vidal / Agência FotoBR)
Quando um jogador de muito renome chega num clube brasileiro (e no atual cenário onde nos encontramos) é inevitável pensarmos muito em todas as vertentes desta contratação. O meia e astro, Ronaldinho Gaúcho, após meses de imbróglio para decidir qual clube defender, foi apresentado no Fluminense neste sábado (11/07/2015). 

O meia, que já atuou em gigantes clubes europeus, optou por voltar ao Brasil ao invés de se aventurar em clubes da China, Turquia e nos Estados Unidos. Aliás, a liga americana, que já conta com vários craques como David Villa, Frank Lampard e Kaká, teria uma ainda maior visibilidade com uma possível chegada do "R10". 

No Brasil, Ronaldinho chegou a ser anunciado no Vasco da Gama, pelo presidente do clube, Eurico Miranda, como um projeto 90% acertado. Toda a negociação existente entre Ronaldinho e Vasco parece ter desandado após esta declaração do cartola cruzmaltino. 

No fim, Ronaldinho opta pelo tricolor das Laranjeiras onde terá um salário fixo no valor de R$400 mil (alto para os padrões do futebol brasileiro) mais participações em ações de marketing do clube, venda de camisas e demais bonificações. Além disso, o teto salarial é de R$800 mil. Ou seja, o meia só receberá até este teto. Nada mais além disso. Porém é notório que essa quantia não foi o ponto-chave para o acerto com o craque. A grana nas propostas de clubes das China e Turquia eram superiores. O próprio tricolor afirmou isso, ao afirmar que não poderia disputar financeiramente com estes clubes. 

"Uma das coisas que mais me motivou voltar ao Brasil é ir atrás de um título que ainda não tenho (Brasileirão), e também por se tratar de um clube que tem grandes jogadores. É um projeto muito legal e estou muito feliz por poder me juntar a esses grandes jogadores", afirmou o Ronaldinho.

Evidente que a falta deste título influenciou para a sua vinda para o Brasil, mas a chegada no Fluminense, na minha opinião, se deve por se tratar de um time que está numa crescente muito boa e que conta com Fred, artilheiro tricolor. A dupla Ronaldinho e Fred tem tudo para dar muito certo. Vale ressaltar que na passagem vitoriosa do "R10" pelo Atlético-MG, o meia conseguiu tornar o Jô num atacante artilheiro com suas diversas assistências. O camisa 9 do tricolor já é um artilheiro notável e com as assistências do novo camisa 10 deve se tornar ainda mais notável. Vejo muito futuro nesta dupla.

Além disso a mesclagem de jogadores experientes com a garotada das Laranjeiras tem sido um ponto fortíssimo deste time. O próprio treinador, Enderson Moreira, afirmou isso em entrevista coletiva. A presença do Ronaldinho pode acrescentar em muito no futebol de garotos como, por exemplo, o Gerson, o destaque neste meio campo tricolor.

A questão mais preocupante que sempre chega em nossas mentes quando pensamos em Ronaldinho Gaúcho é a vida pessoal do atleta. O meia gosta de noitadas, de participações em músicas e clips e festinhas particulares. Acredito que o Fluminense deva saber disso também e vá lidar bem com isso. Fred, líder tricolor, pode ajudar nesse controle do meia. 

O que podemos esperar de Ronaldinho, por fim, é o futebol. Apesar dos 35 anos, o meia conseguirá se destacar facilmente no atual cenário brasileiro, que carece de boas peças. É duro afirmar isto, mas ele tem a capacidade de decidir mesmo quando "brinca". É para pensarmos muito nesta questão que, sem dúvidas, é um dos sete gols que tomamos da Alemanha.

Ao torcemos tricolor eu digo que torço para que o Ronaldinho jogue. Ao Ronaldinho, eu digo que torço para que ele jogue. E para todos que me perguntem, eu digo que torço para que o Ronaldinho jogue. Fãs do bom futebol comemoram a volta do astro. 

Um grande abraço,

Arthur Guedes.

(Facebook: https://www.facebook.com/arthur.guedes.54)
(Twitter: @GuedesLoco)