domingo, 20 de janeiro de 2013

#EUVI - 05 - Cariocão 2013

BOTAFOGO X DUQUE DE CAXIAS



Botafogo e Duque de Caxias fariam o último jogo da primeira rodada do Cariocão 2013. De um lado, o Botafogo, que manteve a sua base, e fez algumas contratações para reforçar o seu elenco.Para a partida, não contaria com os garotos Dória, Jadson e Bruno Mendes, que ainda estavam voltando de viagem após a eliminação da Seleção no Sul-Americano Sub-20. Uma vergonha, diga-se de passagem.E não contaria também com sua maior estrela, o holandês Seedorf, que por problemas pessoais, não foi relacionado. Do outro lado, tínhamos um Duque de Caxias mais fraco, que caiu da Série B para a C. Um time, que se preparou desde Dezembro, mas que tem suas limitações. Um bom teste para o Botafogo, e uma boa oportunidade para o Duque começar com o pé direito ganhando de um grande.

O Botafogo veio à campo no "famoso" 4-2-3-1 com: Jefferson; Gilberto, Antônio Carlos, Bolívar e Márcio Azevedo; Renato, Marcelo Mattos, Lodeiro,Andrezinho e Fellype Gabriel; Henrique.

Já o Duque de Caxias veio à campo no 4-4-2 com: Fernando; Jefinho,Sergio Raphael,Paulão e Pedro Junior;Renan Silva,André Gomes,Marcus Vinícius e Carlos Alberto;Thiago Souza e Charles Chad.

A PARTIDA

O jogo começou um pouco sonolento, até por conta da falta de iniciativa do Botafogo. O Duque por sua vez, tentava, mas sem se expor. Víamos muitos passes atrasados, e pouca criatividade para sair, principalmente por parte do Botafogo. Após um tempo, o Botafogo foi acordando e partindo para cima. O Duque apenas assistia a partida. E num lance de escanteio, no rebote de uma cabeçada, a bola sobra na entrada da área para o Andrezinho chutar, contar com um desvio e marcar. Botafogo 1 a 0.

A partir daí o Botafogo só cresceu. Toques de bola envolventes, e com um gramado 5 estrelas, facilitou e muito o time com mais qualidade técnica. O Botafogo criou inúmeras oportunidades com toques e tabelas rápidas, porém o gol saiu novamente de bola parada. Escanteio batido por Andrezinho, desvio na primeira trave por Fellype Gabriel, e gol do estreante Bolívar, ou melhor, General Bolívar! Botafogo 2 a 0 e Duque de Caxias ainda procurando a bola.

Lodeiro e Andrezinho estavam comendo a bola, e não demoraria muito para sair o terceiro. Como não demorou. Mais um gol nasceria de uma bola parada. Porém, um pouco diferente. Falta para o Botafogo, Andrezinho corre, Lodeiro toca para o Fellype Gabriel na entrada da área, que enfia para Andrezinho cruzar rasteiro e Antônio Carlos, com o gol livre, ampliar. Botafogo 3, Duque 0.

Até então um banho de bola. Duque totalmente perdido, e sem reação. Botafogo continuou criando, mas o placar permaneceu assim. Botafogo 3, Duque de Caxias 0.

A QUEDA DE PRODUÇÃO

No ritmo que estava, torcedor já começar à pensar em uma goleada de 5,6 gols. Mas, o Botafogo pensou diferente, e me pareceu querer "parar por aí". Botafogo voltou devagar, parecido com o ínicio do primeiro tempo, e parecia querer cadênciar demais a partida. O Duque ,por sua vez, foi crescendo dentro das suas limitações. Foi vendo que o Botafogo tava lento, e aos poucos ia apertando a marcação. 

Jefferson, por exemplo, agarrou muito mais bolas, ou seja, começou à aparecer na partida, demonstrando a "superioridade" do Duque. Digo entre aspas, pois o Botafogo detinha maior posse de bola, e "mandava" no jogo. 

O Botafogo chegava ao ataque com poucos jogadores, e as jogadas individuais não sairam. Jogadores cansaram, principalmente o meio campo, e o jogo caiu de ritmo. O Oswaldo substituiu o Antônio Carlos, pelo Rodrigo Defendi, que pouco fez. Entrou também o Rodrigo Dantas no lugar do Fellype Gabriel, e Cidinho no lugar do Renato, machucado.

Os jogadores estavam nítidamente cansados, e administravam cada vez mais a partida, que terminou assim: Botafogo 3 x 0 Duque de Caxias.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES :

1) O Henrique estreou bem, mostrando garra, vontade, mas, diferentemente como o Oswaldo pensa, ele não se sente confortável jogando de centro-avante fixo. Esse papel terá que ser feito pelo Bruno Mendes. Ele gosta de participar da partida, e cair pelos lados do campo. É um papel de 2° atacante, parecido com o que o Herrera fazia. Portanto, para ele jogar, terá que jogar com um centro-avante junto com ele, que será o Bruno Mendes. Isso apenas acontecerá se o próprio deixar de lado o seu orgulho, e mudar o esquema. Coisa, que infelizmente, não consigo acreditar.

2) Renato não tem mais condições de ser titular nesse time. Não marca, não cria, não auxilia os zagueiros nas saídas de bola, não participa, e principalmente se esconde do jogo. Não quer vender, nem trocar, portanto, vai ter que ficar no banco!

3) Gilberto mostrou um futebol ofensivo e uma boa marcação. Vai e volta bem, e com fôlego. O garoto merece mais oportunidades, e Lucas que se cuide.

4) E como não podia faltar, mais uma crítica ao esquema do Oswaldo. O meio campo, fica muito aguerrido, o que poderia ser bom, mas acaba não sendo. Quando o Botafogo é atacado volta muito, e fica sem contra-ataque. Em determinado ponto da partida, o Oswaldo pediu para que o Henrique, único atacante, ajudasse à marcar, antes do meio campo. Então para que os 5 meio-campistas? Eu não apenas o critico. Aplaudo suas jogadas ensaiadas, que mais uma vez deu certo. Mas, o esquema já está se tornando um "orgulhinho" dele.