domingo, 15 de dezembro de 2013

Vista grossa e descaso vindo à tona


Rapaz, à que ponto chegamos, hein? O futebol tem sido mais discutido dentro dos tribunais do que em campo. Há mais “comentaristas” de leis do que esportivo. Há mais juízes do que árbitros. O gramado deu lugar ao piso, e a plateia não está ali para torcer. As coisas mudaram nesse fim de ano, não é?

Após um ano de merecimento, tais como o título nacional do Cruzeiro e a Copa do Brasil rubro-negra, e de constatações como a queda de Náutico, Ponte Preta, Vasco e Fluminense, um acontecimento, após os “portões” do campeonato brasileiro já terem se fechado teve um rebuliço maior do que tudo isso. E não estou me referindo a selvageria que ocorreu em Joinville. Afinal, aquilo sim merece nossa atenção. Eu me refiro as infrações, meu caro.

Ah, as infrações...Como nós gostamos de cometê-las. Sempre damos o nosso famoso “jeitinho brasileiro”, não é? Não seja hipócrita. O gato de luz ou de qualquer outro tipo é crime, mas sabemos que as pessoas fazem. Você já usou ou tentou usar um despachante para dar um jeitinho na documentação. É, meu amigo, todos nós gostamos de adiantar o nosso lado. Sabemos que não é correto, mas mesmo assim o fazemos.
A escalação de jogadores que ainda deveriam cumprir suspensão é o “jeitinho brasileiro” unido ao “ah, nunca vão me pegar”. Não me venha dizer que eles não sabiam que determinado jogador ainda teria que cumprir suspensão. Isso é balela pra gente ingênua, por favor. Eles escalaram, porque quiseram dar novamente o jeitinho. Só que ocorreu uma coisa de diferente dessa vez: o STJD foi obrigado a pegá-los. Eu vou explicar...

Recentemente tem aparecido diversas hipóteses de perda de pontos em diversos clubes, por terem cometido a mesma irregularidade que Portuguesa e Flamengo. E eu tenho uma pergunta para fazer: Por que eu tenho a certeza que se não houvesse esse caso envolvendo o Fluminense e a Portuguesa, nunca saberíamos das outras infrações cometidas pelos diversos clubes? Porque a nossa Federação é amadora e suja.

Eu te garanto, meu amigo, que se a queda de um grande não estivesse em jogo, essa irregularidade da Portuguesa nunca viria à tona e passaria despercebida como tantas outras, que com certeza ocorreram. E com relação à isso eu te faço outra pergunta: você tem noção de quantas irregularidades já não ocorreram em campeonatos anteriores e nós nem percebemos? Pois é, nem a Federação.
Aqui no Brasil as coisas funcionam assim: só dá problema quando envolve algo/alguém grande. Fora isso, que roubem à vontade.

Por fim, eu só gostaria de deixar bastante claro que o Fluminense não está fazendo absolutamente nada de errado. É lei. Se um clube comete uma infração, automaticamente ele precisa receber as punições cabíveis para tal ato. Que punição receberá? Isso cabe ao STJD julgar. Mas como creditar tal responsabilidade de julgamento à algo tão sujo e displicente? Difícil...

Grande abraço,

Arthur Guedes.