quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Empate, perda de liderança e péssima arbitragem

Foto: Divulgação
Botafogo e Atlético-MG fizeram um grande jogo ontem no "horto". Teve grande atuação de Ronaldinho, dos goleiros, Victor e Jefferson, e Lodeiro voltando à jogar bem e marcando. Mas tudo isso não sobressaiu tanto quanto a arbitragem. Ah, essa mais uma vez deu o que falar.

Eu não sou adepto daqueles que colocam a culpa sempre na arbitragem. A arbitragem erra assim como qualquer outro mero mortal. Ás vezes, o equívoco ou erro compromete uma partida ou quiçá um campeonato. Mas você já parou para elogiar o acerto do árbitro? Muito possivelmente, não. E ainda me dirá que "é apenas o trabalho dele, Arthur'. Sempre o mesmo 'blá blá blá...".

Mas eu tive a oportunidade de conversar com um árbitro aspirante FIFA. Eu falei com o Guilherme Ceretta de Lima. Uma grande pessoa, que já foi entrevistado aqui no blog. Basta clicar no nome dele e conferir a entrevista super bacana.

Eu não estou aqui para defender a arbitragem, ou muito menos culpá-la. Eles não são os maiores culpados dos constantes erros que aconteceram recentemente e ainda irão acontecer. O maior culpado é a FIFA, que não almeja "consertar" a arbitragem, dando-lhes treinamentos mais fortes e foco total na arbitragem.

A arbitragem tem que ser tratada tão seriamente quanto ela é. Ela é importantíssima e, como vemos, decide partidas. Portanto, isso não pode ser apenas um hobby.

Entretanto, não se engane em achar que esses erros grotescos só acontecem por aqui no Brasil. A péssima arbitragem percorre o mundo inteiro. Talvez não tenha a mesma repercussão, mas lá eles acontecem também.

Ontem, no "horto", vimos um árbitro perdido e sem critérios. Logo de início, Richarlyson deu uma entrada passível de cartão vermelho em Vitinho, que por fim, acabou ficando apenas na conversa.

Aí você me dirá: "Ah, mas isso é um errinho bobo". Não é não. A partir daquele momento, ele perdeu totalmente o critério, afinal todos os jogadores se sentiram na possibilidade de entrar daquele modo, já que ele não dará cartão. Aí, o controle da partida vai para a casa do chapéu.

O jogo se tornou pegado, porque o árbitro não soube parar quando devia. E isso só irá ocasionar problema para ele.

Mas, fica tranquilo, que não gastarei o post inteiro para falar da arbitragem.

A partida, como disse anteriormente, foi boa tecnicamente. Vimos o Ronaldinho Gaúcho e Lodeiro voltando a jogar bem. Dois jogadores importantíssimos para os seus respectivos clubes, sendo decisivos novamente e marcando.

Do lado alvinegro carioca, o clube sentiu demais a ausência do Seedorf. Mas ganhou muito mais presença de área com a entrada de Elias. A falta de genialidade foi recompensada com o comprometimento tático de todos. Esse foi o ponto mais plausível do Botafogo ontem. Como marcou. Como estava focado na partida.

Já do lado alvinegro mineiro, vale destacar a vontade e pressão que deu no Botafogo. Destaque também para as atuações de Diego Tardelli, Luan e Jô, que deram um trabalho descomunal para Dória e Bolívar.

Antes de vir o empate do Galo com Luan aos 49' do segundo, Dória fez um pênalti claro no próprio Luan. Entretanto, o árbitro nada marcou. Como já comentei, não acredito que tenha havido manipulação de resultado. Apenas houve erro atrás de erro ontem. E isso só tem uma explicação: falta de preparo.

Não estou nada contente em reservar este post quase inteiro para comentar da arbitragem, afinal acredito que a FIFA só que visa isso. Eles querem que os erros sejam sempre comentados. E, de fato, são. O "conserto" da arbitragem pode ser demorado, mas se nunca começar à ser feito, nunca irão diminuir a quantidade de erros.

Ah, e torcedor alvinegro, hoje, o seu time é o melhor clube do Brasil. A meu ver, joga o futebol mais equilibrado e bonito. Joga como time grande, diferentemente de anos anteriores.

Já o torcedor do Galo, fica tranquilo que a ressaca já está perto do fim. O clube jogou demais e ainda vai brigar pelo título.

Grande abraço,

Arthur Guedes.