domingo, 14 de abril de 2013

O mais lúcido!

Foto: Reprodução

O Botafogo vai mostrando ao passar dos dias, que dos cariocas é o mais lúcido. E engana-se quem acha que digo isso apenas por estar embalado com 6 vitórias consecutivas. Ele é o mais lúcido pelo futebol que apresenta, pela união do grupo e, principalmente, por ter Seedorf em seu elenco. O holandês é um dos grandes motivos, quiçá o maior, do alvinegro estar nessa fase. Arrisco-me a dizer ainda que essa é a família Seedorf.

E tele transportando rapidamente para Moça Bonita, o Botafogo enfrentaria um Nova Iguaçu ainda com chances de classificação, o que poderia ser um obstáculo para o já classificado, Botafogo. É, caro amigo, poderia, caso o alvinegro à deixasse se tornar. Mas lembra do título do texto? Sim, lúcido! O mais lúcido dos cariocas mostrou o porque desse adjetivo.

A partida começou com o domínio do Botafogo, com bons toques, movimentação e sempre objetividade. Esta pode ser a palavra clímax do Botafogo nessa partida. Um time que já entrou classificado jogou com a vontade daquele que precisaria vencer para evitar um rebaixamento. Dominou e foi para cima desde o início. E nesse ritmo, entre bons passes e movimentação, o uruguaio Lodeiro avançou na área e cruzou com perfeição para Seedorf, livre, marcar de cabeça. Era o primeiro gol dele após o incômodo acontecimento da expulsão.

Ali começara o Nova Iguaçu a desestruturar-se. O time ainda tentava as suas saídas, porém assim como a maioria dos pequenos, esbarrava na falta de qualidade técnica. Eram erros de passes bobos, e decisões erradas. O gramado até por conta da chuva não estava nas suas melhores condições, porém não é desculpa.

O placar magro perduraria durante todo o resto do primeiro tempo, após algumas boas chances perdidas por Lodeiro e Bruno Mendes.

Na segunda etapa, o Botafogo manteve o ritmo, porém víamos um Nova Iguaçu, mesmo esbarrando na falta de qualidade, arriscando mais. E estava correto, afinal somente a vitória manteria vivo o sonho da classificação. Começou a pressionar, e rodava bem a bola. Uma postura diferente, que poderia ter dado certo, caso não estivesse enfrentando o mais lúcido. E Bruno Mendes logo de início, após roubar a bola na intermediária, avançou e deu uma ótima arrancada passando por dois, o último após jogada de corpo. Por fim acertou a trave, e no rebote Lodeiro marcou. Bruno Mendes não marcou, mas merece todos os louros pelo gol. O garoto tem tentado de tudo, e não merece receber tanta pressão quanto tenho percebido. É apenas um menino, que já começa a resgatar o seu melhor futebol.

O jogo parecera cada vez mais ser do Botafogo, pela postura que adotava. Vencia por 2 gols de vantagem e continuava a buscar mais gols. E buscou! Seedorf, que para alguns reviveu Garrincha no drible, fintou maravilhosamente o marcador, e cruzou com maestria para Lodeiro marcar de peixinho. Botafogo 3 x 0 Nova Iguaçu.

O Nova Iguaçu ainda mostrava-se forte, e numa boa enfiada do veterano Márcio Guerreiro, Dieguinho tocou rapidamente na saída de Jefferson para descontar. Nada mais que o gol de honra.

O Botafogo ainda buscava manter o seu ritmo, porém já esboçava o cansaço até pelo gramado estar pesado. Seedorf continuara a comandar,sem a bola, o alvinegro, e a bola só recebia uma arrancada dos pés do incansável e abusado, Vitinho. Após perder boa chance por ser individualista demais, numa jogada que começou toda com o Seedorf, Lucas cruzou para Vitinho, no minuto final, marcar e fechar o placar. Botafogo 4 x 1 Nova Iguaçu.

O Botafogo dá um excelente passo para levar a vantagem do empate para as finais.Isso pode ocorrer antecipadamente caso o Fluminense perca ou empate contra o Flamengo ou posteriormente caso o Botafogo vença seu adversário na última rodada. O Botafogo vai aos poucos caminhando, lucidamente, para o título!

Forte abraço,

Arthur Guedes.