quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Derrota positiva!

 Na "estreia" de Felipão e Parreira a Seleção Brasileira perde por 2 a 1 para a Inglaterra no belíssimo Wembley. Naquilo que seria o primeiro teste de Felipão, a sua segunda equipe jogou melhor que a primeira. Aí você me pergunta: " Como assim?" Bom, vou explicar...

O Brasil veio a campo no 4-2-3-1, com Neymar fazendo muito mais o papel de meia esquerda, que de certa forma flutuava pelo campo todo, do que segundo atacante auxiliando o isolado Luís Fabiano. O Ronaldinho Gaúcho não foi muito feliz na partida de hoje. Errou muitos passes, não conseguiu ditar o ritmo e comandar a equipe, e o pênalti perdido não influênciou no seu desempenho, pois mesmo que tivesse feito, ainda sim não teria sido uma boa "reestreia".

Já o Oscar, até pela presença de Ronaldinho, não conseguiu desempenhar o seu papel de armador, porém ainda sim foi o melhor em campo da Seleção no primeiro tempo juntamente com o David Luiz, o mais correto daquela defesa. Este teve que cobrir o bom zagueiro, Dante, que no primeiro tempo sofreu um pouco com a pressão da estreia. Estava inseguro nos desarmes, e juntamente com o Adriano sofreu para marcar o Walcott. No segundo tempo vimos um outro Dante, mais seguro e vibrante. Vamos com calma com ele, é bom zagueiro e não o queimemos pelo mal primeiro tempo.

O Felipão optou por uma dupla de volantes que sabem marcar e apoiar, é o tal do futebol moderno. Mas, fato foi que a Seleção ficou exposta, muito sim pela falta de entrosamento da zaga brasileira, o fraco poder de marcação do Adriano, e a rápida e correta troca de passes da Inglaterra. A Inglaterra criou mais que o Brasil, mas não colocaria a total culpa da frágil marcação nos dois volantes, são bons jogadores e valem a aposta!

Se tem um cara que sofreu nesse primeiro tempo foi o Luís Fabiano. Teve poucas chances, resultado da falta de criatividade do meio campo brasileiro e o isolamento. Não houve ligação entre ele e o meio. Pouco fez e foi substituido pelo iluminado e competente, Fred. Este que nos mostra que se procuramos um camisa 9, nós já encontramos: É o Fred! Tem estrela, qualidade de sobra, e experiência. Fez um Brasileirão 2012 brilhante, e vive ótima fase. Hoje, sem dúvida é a melhor opção.

Felipão começou a substituir. Veio Jean e Arouca no lugar de Paulinho e Ramires. Lucas no lugar de R10, Miranda no lugar de David Luiz e Felipe Luis no lugar de Adriano. O que mudou? Não muita coisa. Lucas foi quem mais tentou, mas também sofreu com a fortíssima marcação inglesa. Arouca não entrou bem, e na sua bobeira acabou saindo o gol de Lampard. Chute de rara felicidade. Jean assim como Felipe Luis foram tímidos demais e pouco apareceram. Felipão claramente queria ver todos jogarem, ou melhor, quase todos.

Hulk, na minha opinião, deveria ter entrado. Com a queda de produtividade do Neymar, o Lucas poderia cair pela meia esquerda, e Hulk iria para direita. Felipão não achou isso, e o Neymar, mesmo sendo coadjuvante, continuou até o fim.

As voltas de medalhões foram muitas, mas o que mais mereceu o destaque foi o Júlio Cesar. Mesmo não tendo a confiança do torcedor brasileiro, fato é que ele fez uma partida muito boa. Ótimas defesas, saídas com segurança e boas reposições. Até pela experiência, entra na briga com o Cavalieri, Diego Alves e outros.

Vale destacar também as escolhas dos adversários nos amistosos. É isso que queremos ver, jogos difíceis, com fortes Seleções, afinal de contas são contra elas que jogaremos na Copa, e não contra Zãmbia e Ucrânia...

Como disse, até por ser o primeiro teste do Felipão, foi um derrota positiva. Os erros com certeza serão consertados, pois o Brasil está nas mãos de quem sabe o que fazer.