quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dia dos "estreantes"!

Se eles não vinham decidindo ou jogando bem, ontem fizeram valer seus nomes e expectativas. Barcos,Vargas e André Santos foram os destaques da bela vitória do Grêmio sobre o Fluminense pela Copa Bridgestone Libertadores.

Ontem podemos dizer que tivemos uma inversão de fases. O Fluminense, atual campeão Brasileiro, e um dos clubes à ser batido pelo elenco que possui, vinha bem mas não jogou nada! Em contrapartida, o Grêmio perdeu em casa para o fraco Huachipato, e jogou muito. Mais uma prova de que o futebol não é lógica, e os que ainda arriscam-se o tratando como lógica, tomam cada vez mais bofetadas. Bom, mas vamos a partida!

Logo de início vimos um Fluminense muito errôneo em questão de passes, e não conseguiam passar pela fortíssima e correta marcação gremista. W. Nem novamente foi a única válvula de escape do time, que na maioria das vezes foi anulado pelo inspirado, André Santos. O Grêmio ,por sua vez, persistia fechado almejando aos poucos seus contra-ataques, que no primeiro tempo não aconteceram. Barcos e Vargas jogavam distantes, e o lançamento longo para o chileno era a única alternativa gremista. Faltava aproximação do meio com o ataque.

O Fluminense como disse, pecava demais nos passes e faltava criatividade. Wagner novamente não conseguiu desempenhar seu papel de armador do time, pois se escondia atrás da marcação e não chamava a responsabilidade. Mesmo assim, quem detinha a maior posse de bola era o Fluminense, pois o Grêmio não conseguia segurar a bola no ataque por falta de aproximação.

Mas num escanteio, Barcos, o pirata fez ,ou melhor, não fez. O gol foi contra de Bruno, que se preocupou mais em agarrar o camisa 28 do que com a bola. Erro do Fluminense, pois quem devia marcá-lo não deveria ser o lateral, mas sim um dos zagueiros. Mas, pela falta de criatividade dos dois, se o Fluminense, ao invés do Grêmio, marcasse o gol de bola parada não causaria nenhum espanto.

Você,torcedor tricolor,deve estar sentindo falta de alguém, não? Fred! Este quase não tocou na bola, restando-lhe apenas o papel de gesticular, mandar e discutir. O camisa 9 estava apagado, mas não por sua culpa, mas sim da falta de criatividade do Fluminense. Goleiros pouco trabalharam e o placar se manteve: Flu 0 x 1 Grêmio.

Segundo tempo veio e o Flu parecia cometer os mesmos erros primários.Mas logo no início, Barcos apareceu de novo, chutando após deixar o Bruno no chão, e no rebote de Cavalieri, André Santos,impedido e meio no reflexo fez mais um para o Grêmio.

Fluminense era um time impotente, não lembrando em nada o campeão Brasileiro que é. Sóbis foi totalmente nulo na partida, e o Abel mudou. Deco e Thiago Neves foram para a partida. Aí você,torcedor tricolor, pensa:" Agora chegou o cara que vai deixar o Fred na cara do gol !" Sim, teoricamente! Na prática foi o Deco fora de ritmo, lento que perdia bolas bobas e não conseguia ditar o Fluminense.

O Grêmio fazia uma partida impecável defensivamente, e guardadas as devidas proporções, podemos comparar esse Grêmio com o Milan, que venceu o Barcelona ontem. Muito bem defensivamente e perfeitos em seus contra-ataques. Sem falar que conseguiu anular o forte ataque tricolor. Dada as devidas proporções, foi parecido!

E em mais um lance de Barcos, lançou perfeitamente, deixando Vargas dentro da área para chutar cruzado e matar a partida. Grêmio, senhor da partida 3 x 0 Fluminense.

O 3° gol não saiu tão perto do final da partida, mas sem dúvida matou o jogo. O Flu tentava com suas últimas forças mas nada para passar pela fortíssima marcação.

Grêmio vence e embola o grupo. Todos estão na briga, mas ainda acredito na classificação dos dois brasileiros. Foi um bom jogo no Engenhão, com um público razoável para bom, já que os preços não ajudaram, mais uma vez. E você, o que achou do jogo?

Abraço,

Arthur Guedes.