domingo, 10 de março de 2013

Botafogo de Futebol e Regatas - Campeão da Taça Guanabara 2013

"Botafogo, Botafogo,campeão desde 1910.Foste herói em cada jogo,Botafogo, por isso é que tu és,e hás de ser nosso imenso prazer,tradições aos milhões tens também,tu és o glorioso,não podes perder,perder para ninguém!"


Vencera aquele que jogou sempre em desvantagem. Vencera aquele que a imprensa desacreditara e inclusive alguns próprios torcedores. Vencera aquele que é o mais supersticioso. Vencera aquele que mais cedeu jogadores à Seleção Brasileira. Vencera aquele que já contou com os dribles de Garrincha e o brilho de Nilton Santos. E vencera aquele que é predestinado, e que têm como escudo uma estrela, uma predestinação celestial. Vencera o Botafogo! 

O Botafogo de Futebol e Regatas é o novo campeão da Taça Guanabara 2013, após vencer o Vasco da Gama por 1 a 0. O Botafogo não foi apenas campeão. Foi campeão lutando por cada bola, por cada segundo, em diversas partidas onde encontrava-se em desvantagem, e mais, foi campeão desafiando parte da imprensa e alguns "torcedores" que desacreditaram do próprio time. O Botafogo mostrou o que é ser Botafogo! Mostrou o que é vestir e defender uma camisa tão pesada e predestinada, onde diversos craques já vestiram e encantaram. 


Sim, o mesmo Botafogo, dos diversos cochilos e tropeços, onde você, torcedor botafoguense, não consegue entender o porque, é o mesmo Botafogo que entrou para essas finais com um espírito guerreiro e vencedor. O mesmo Botafogo que chora com a saída de um ídolo, vibra com a chegada de outro. Este multi-campeão, que cada vez mais merece nossos humildes aplausos e parabéns, pelo profissional que é, e por ser esse professor dentro e fora de campo. Este que emociona e encanta, ao emocionar-se por mais um título de tantos outros seus, que pode ser considerado pequeno para muitos, mas que para ele vale como todos os outros. Este que é predestinado assim como o clube que defende.


 O Botafogo foi um Botafogo de encher os olhos nessas finais. Você, torcedor botafoguense, não está apenas feliz pelo título, mas sim por como portou-se o seu Botafogo. E sei que estaria feliz - talvez não tanto - se o seu Botafogo perdesse, pois é do jogo, mas apresentando-se dessa forma em todos os jogos. Pois é isso que todo torcedor quer. Torcedor quer ver aqueles onze lá em campo honrando a camisa como tantos outros já honraram. E esse seu Botafogo fez isso, e por isso, você,torcedor alvinegro, pode gritar de peito aberto: "Botafogo é campeão!"


Vimos nesse domingo apenas um time querendo ser o campeão. Vimos do outro, um time, que com cada passar de segundo, ia apoiando-se mais e mais na frágil e perigosa vantagem do empate. Vimos de início um fraquíssimo espetáculo, dentro de campo, é claro. Pois fora dele estava magnífico! Estádio praticamente lotado. Vimos um Botafogo pouco criativo e passando dificuldades perante a fortíssima e correta marcação vascaína. E vimos um Vasco com poucos contra-ataques, rendendo-se à pressão e recuando. Era pouco para quem quisera ser campeão.


Entre fracassadas tentativas ofensivas do Botafogo e pouquíssimos contra-ataques vascaínos esperávamos uma segunda etapa muitíssima melhor.Uma segunda etapa onde víssemos um espetáculo tão magnífico quanto tínhamos nas arquibancadas. Arquibancadas onde encontraram-se  40 mil torcedores apaixonados, que nunca deixaram de gritar, incentivar e apoiar o seu time, mesmo este não encantando.Aqueles mereciam muito mais do que estavam apresentando.E tiveram!


Na segunda etapa vimos uma postura parecida de ambos, e a superioridade continuava por ser botafoguense, até por conta do resultado. Entrara ali o garoto Vitinho, que posteriormente seria uma válvula de escape do time alvinegro. O gigante da colina continuara calmo e não foi desperto até então. Continuava limitando-se a defender e não conseguia sair jogando. E tirando raras façanhas, como a do Chelsea e Inter-ITA, ambos sobre o Barcelona, é difícil segurar um ataque contra defesa. Mesmo assim, veementemente e com todas as forças os Vasco ia segurando-se e acreditando que o empate o tornaria campeão. O cruzmaltino pecou aí! Lembra do tal ídolo que chegara ano passado ao Botafogo? Sim, este mesmo após belíssimo passe de calcanhar, deixou Júlio Cesar livre para cruzar e no rebote da zaga, Bolívar rolar e Lucas acertar belíssimo chute no canto do Alessandro. Vasco 0 x 1 Botafogo.


Ali acabara a vantagem cujo o Vasco tanto apoiou-se. Ali acabara o psicológico do time vascaíno. O Vasco perdera ali seu chão. Por outro lado, começara a alegria do torcedor botafoguense. Começara ali a brilhar a estrela solitária, que na arquibancada não estava tão solitária assim. Começara a pintar o campeão.


Com um pouco mais de 10 minutos, o Vasco completamente sem chão, lançava-se ao ataque abruptamente. E numa falta batida por Felipe Bastos, Jefferson rebateu nos pés de Renato Silva, e este mandou para o gol. Empate? Não! Impedimento. Se por um lado o Vasco perdera completamente o chão e a consciência, do outro parecia mais claro que o predestinado Botafogo, seria o campeão.


Entre passes administrados e algumas tentativas do Vasco de empatar, o Botafogo sagrou-se, merecidamente, o Campeão da Taça Guanabara de 2013. Parabéns a toda torcida alvinegra que compareceu e a que não pôde comparecer. Parabéns ao Vasco da Gama por ter sido o time guerreiro que foi durante todo o campeonato. Desmentiu e calou a boca de muitos que tanto o criticaram e desacreditaram. PARABÉNS!


Fortíssimo abraço,


Arthur Guedes.