quinta-feira, 9 de maio de 2013

O incrível Cuca!

Foto: Divulgação
Alexi Stival, ou como preferir, Cuca. Conhecido e considerado por muitos como um cara extremamente azarado, cujo sempre monta bons times, mas quase nunca consegue o triunfo. Considerado por poucos como um dos melhores treinadores do Brasil, quiçá o melhor. Cuca foge à regra dos treinadores ultrapassados, e tenta ser moderno e ofensivo. O Atlético-MG não é comandado e regido por Ronaldinho, mas sim por este supersticioso, Cuca.

Podemos dizer que esse 'cara' já passou pelo céu e o inferno, nesse mundo do futebol. Diria que passou mais no inferno, mas aí este mesmo 'cara' já acharia que seria perseguição minha com ele, portanto deixa para lá. Quem não se lembra do tal "chororô" na época do Botafogo? Quem não se lembra da incrível reta de final que, por fim, acabou livrando o Fluminense do rebaixamento? Ah, jovem, este 'cara' de coração bom e competente, já foi muito homem nessas duas campanhas. E de presente ganhou este Atlético, ou melhor, este Atlético-MG ganhou de presente o Cuca.

Mas muitos argumentarão: "Ah, Arthur, faça-me o favor, com esse time aí podia ter um cone como treinador que não faria diferença." Ah, jovem, não cometa esse erro ao dizer essa besteira. Se o time do galo é o que é hoje, foi por conta do Cuca. Foi ele, que em dois anos montou essa equipe envolvente, ofensiva, e temida por todos. Ah, e não seja hipócrita em dizer que o seu clube não teme o galo, pois é o melhor clube do Brasil.

Cuca fez uma jogada de mestre ao confiar e contratar o Ronaldinho Gaúcho. Mas ele não simplesmente o contratou. Deu à ele regras, limites e, principalmente, um time para jogar com ele. Um time onde o Ronaldinho continuaria sendo o destaque e a referência, porém não seria dependente dele. E como podemos ver, deu muito certo, afinal vemos um Atlético ofensivo e envolvente mesmo sem a presença do Ronaldinho. Talvez um pouco menos brilhante, mas somente um pouco. Com o perdão da palavra, foi uma puta jogada!

Você aí deve estar se perguntando o por quê de tanto elogio à este 'cara', não é? Simplesmente porque temos de ter mais Cucas por aí. Precisamos de "professores" mais lúcidos e antenados no futebol moderno. Já passou a era do "volante carniceiro"e "craque não marca". O tempo passou, e poucos "professores" passaram com ele. Cuca e Tite foram com o tempo, o resto...

O nosso comandante da seleção brasileira, tão vitorioso, cujo eu defendi bastante a sua escolha, mostra estar parado no tempo. Alguns dizem que ele prefere manter esse nosso estereótipo de ultrapassado, porém eu acredito que não. Ele realmente parou no tempo, o que não tira os méritos e o que já viveu com a nossa seleção. Mas hoje o tempo é outro, e precisaríamos de um treinador do tempo de hoje. Mas não vou propor outra troca de treinador, pode ficar tranquilo! 

O Atlético-MG pode não ser o campeão brasileiro, nem da Libertadores. O Cuca pode continuar com esse estereótipo de não conseguir títulos. Mas parece que a hora dele chegou: a hora de ser campeão. O futebol, que constantemente é injusto, por vezes, costuma ser justo. E esse será o ano da justiça. Esse será o ano do incrível Cuca. 

Forte abraço,

Arthur Guedes.