terça-feira, 30 de outubro de 2012

Assunto indiscutível !

Todo esse embrólio do gol de mão do Barcos contra o Internacional já deu o que tinha que dar. Na verdade, esse lance não era nem para ser discutido, pois com o uso ou não do recurso tecnológico, gol de mão é proibido. Enfim, vamos por partes.

Na última rodada, o Palmeiras estava perdendo, e foi com tudo para frente, pois precisava bastante da vitória para tentar fugir do rebaixamento. E num lance de escanteio, Barcos desviou claramente de mão, a bola para dentro do gol. No ato o árbitro Francisco Carlos Nascimento deu o gol para o Palmeiras, mas o seu auxiliar o chamou e deu a sua visão do lance. Ele, que com certeza estava na dúvida, confiou no seu auxiliar e voltou atrás no lance, para o desespero dos Palmeirenses.

Os diretores e jogadores Palmeirenses insistem em dois argumentos : O uso da tecnologia, que para eles, alguem que viu o lance de fora, disse para seu auxiliar que repassou para o árbitro. E a velha e chata teoria da conspiração.Bom, nenhuma câmera conseguiu registrar a tal declaração do Palmeiras, cujo alguem utilizou do uso da tecnologia para resolver o caso.E caso isso tenha acontecido, não há nada de anormal, pois não há nenhuma regra que impeça o uso da tecnologia no futebol, e como o Palmeiras crava em dizer que o uso de tal é proibido, eu vos pergunto : Gol de mão é válido?

Já não é a primeira vez que o árbitro Francisco Carlos Nascimento voltou atrás no lance, seguindo a ajuda de seu auxiliar. A primeira vez foi na série B, por isso foi pouco comentado. Bom, como o nome já diz, é um trio de arbitragem, ou seja, é um trabalho em grupo, portanto ele pode muito bem recorrer aos seus auxiliares, e o fez corretamente.

Muitos pedem o afastamento ou punimento para o árbitro Francisco Carlos Nascimento, porém discordo! Ele usou o seu auxiliar, que confiou que estivesse em uma posição melhor, para voltar atrás e corrigir o gol que tinha dado ao Palmeiras errôneamente. Punido e afastado têm que ser os árbitros que erram e acham que são os donos da verdade, estes sim! E mais uma vez faço o apelo à FIFA para que profissionalizem os árbitros, ou seja, que o árbitro trabalhe somente como árbitro, tendo preparação jogo após jogo assim como os atletas.

Portanto ressalto, esse assunto não tem mais o que ser discutido, e é vergonhoso ver o Palmeiras tentar apagar o seu péssimo desempenho no campeonato e também um excelente atacante como o Barcos, dizerem públicamente que ocorreu o gol de mão e acharem que estão certos.