quarta-feira, 18 de julho de 2012

ANÁLISE - Seleção 2014 ?

Essa é a pergunta que muitos brasileiros estão fazendo e querem saber a resposta.Teríamos nós, hoje, uma seleção competente para brigarmos como sempre brigamos por títulos ? Bom, o tema da nossa análise de hoje será sobre a polêmica seleção brasileira.

Seleção Brasileira de Futebol, pentacampeão do mundo, octacampeã da copa América e tricampeã da copa das Confederações, e hoje perdendo até para seleções de baixo escalão futebolístico, não sendo temido por mais ninguem.Isso já não é de hoje, e eis que surge a pergunta : '' O que está havendo com a seleção Brasileira ? ''

Muitos dizem que tudo se deve pelo técnico não ser competente, por só chamar jogadores que atuam fora do país, outros acham que há estrelismo dentro do elenco, enfim, motivos que não faltam para essa fase que vive a seleção brasileira.Mas vamos analisar de onde começou essa draga brasileira.

Bom, basicamente tudo começou em 2006, com uma ''super'' seleção, de Ronaldo, Kaká, Ronaldinho,Adriano, que formavam o chamado '' quadrado mágico'', que era o que todos os brasileiros pediam, e os craques consagrados não venceram.


                              
 E aí, aparece outra pergunta, porque mesmo com a seleção '' do povo'' com craques conhecidos mundialmente não venceram ? Aí entra em campo o motivo pelo qual muitos consideraram como fator principal do fracasso brasileiro, o estrelismo!

Ah! não tem coisa pior para o torcedor que isto.Você prepara tudo para acompanhar a partida da seleção, camisa, chapéu e todos os adereços possíveis, para na hora da partida acompanharmos jogadores considerados ''craques'' que tiram literalmente o pé na dividida, não se esforçam como deviam, já que eles estão ali representando o Brasil, devido ao estrelismo, já que ganharam tudo e ganhando fortunas por hora, porque me arriscar e acabar me machucando ? Este sim , pode ter sido sem dúvidas o fator que decretou o fracasso, ou tem outro motivo pelo ''desleixo'' do Roberto Carlos em ajeitar o meião ao invés de marcar o Henry ?Passado o fracasso de 2006, chega o nosso ''querido'' Dunga, fazendo totalmente o contrário que o Pareira fez, escalando a seleção ''dele'', sem ir pelo o que o povo e a imprensa pediam, sendo assim muito autoritário.Dunga queria nos mostrar, que o fracasso de 2006 ocorreu por conta de ter sido uma seleção muito badalada, com jogadores consagrados e sem nenhum comprometimento.De certa forma, ele estava certo, mas apenas de certa forma.Como já foi dito, Dunga era muito autoritário, exigia o máximo de concentrações possíveis,dava a imprensa o mínimo de notícia possível e montando um elenco ''pobre'' para os padrões brasileiros, achando que assim, fazendo diferente, conseguiria títulos.De fato ele conseguiu, uma Copa América, em 2009, com o Kaká sendo o principal jogador e com um time ''defensivo'', coisa que não se via.Venceu os Estados Unidos de virada, com sacrifício, mas mesmo consagrando-se campeão, nunca conseguiu conquistar o carinho e apoio da torcida brasileira.

Eis então, perto da Copa da África, que surge um fato que quase o derrubou.Neymar e Ganso.Sim, os meninos da vila, estavam jogando demais, e toda a torcida brasileira, até por conta do esquema tático considerado por muitos ''defensivo'', pediam veementemente a presença deles, para ''alegrar'' esse time muito retranqueiro.Dunga por sua vez, alegava que não os levaria, por acreditar numa sequencia, a sua famosa ''coerência''.Mas passado isso, tão perto da Copa, ele não caíria e não caiu.

                                   

Eis que chega a Copa do Mundo da África, um lado da África linda, mas só um lado.Bom, vuvuzela para tudo que é lado mas o que interessava era a fraca e fechada seleção brasileira.Esta, totalmente dependente de Kaká, um jogador que se esforçou o máximo mas que não estava 100%, sendo muito criticado, por ser a ''estrela'' do time e não conseguir resolver os jogos.Fato é, que estes ''jornalistas'' e curiosos torcedores, precisam procurar saber o que aconteceu, e estou aqui para explicar, Kaká se esforçou até mais que devia, colocando em risco até sua carreira pela a amarelinha, por nós! Dava para perceber, como estava pertubado com isso, sofrendo toda a pressão e com uma lesão, que não o deixava jogar tão bem como era o esperado.Mas, quem devia receber todos os xingamentos e raiva possíveis, é o Felipe Melo,Robinho e os demais que se omitiram deixando tudo nas costas do camisa 10. Enfim, o Brasil foi eliminado pela Holanda, sofrendo gols esquisitos e com um pisão do horroroso  Felipe Melo, que foi uma resposta ao Dunga, pela sua coerência .

                                     

Mais um fracasso no Mundial, e surge novamente a pergunta, o que está acontecendo com a seleção brasileira? Porque mais um fracasso? E temos como resposta, da imprensa e de todos, que a seleção tinha que se renovar, essa era a solução, mas como podemos ver hoje, parece não ser isto não!

Campeão pelo Corinthians, Mano Menezes, após uma pequena confusão com Muricy Ramalho, chega a seleção, prometendo mudanças, bem clichê.Por sua vez, Mano Menezes, era um meio termo, em relação aos anteriores técnicos, tendo um pouco da autoridade do Dunga e sendo tambem um pouco aberto para a imprensa, como o Parreira.Mas, uma coisa não mudou, a necessidade de convocar jogadores que atuavam fora do país, esquecendo dos daqui, e isto irritava muito a torcida.Mano também teve seus momentos de invenção, só que ao invés de convocar Felipe Melo, convocava Fernandinho, Jadson entre outros.Até que com uma pressão da imprensa, Mano decide fazer uma convocação com jogadores que atuavam apenas no Brasil.Isto de certa forma agradou os torcedores, mas desagradou os clubes, já que por conta desse''organizado'' calendário, desfalcava jogadores importantíssimos em rodadas do brasileirão.Eis então que surge a lei da conspiração, já que Mano desfalcava a maioria dos clubes, com excessão do Sport Club Corinthians, fato é que o argumento cabia.Mas, mesmo com suas ''pequenas'' invenções, ele permaneceu, vencendo amistosos com seleções pífias, usando elas como um ''cala boca'' para a torcida.Mas será que a seleção mudou mesmo ? Antes víamos uma seleção dependente do Kaká, e hoje vemos uma  dependente do Neymar.Houve, sem dúvidas, pequenas mudanças, como por exemplo, esquema tático bem mais ofensivo,mas independente do esquema tático, o que vale são as vitórias, já que, tivemos uma seleção que jogava bonito e não venceu, tivemos outra que jogava ''feio'' mas tentava ser objetiva mas que tambem não venceu, e hoje ? Qual seleção temos? Você acredita que teremos de fato uma ''SELEÇÃO'' ? Dê sua opinião.