segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Eu vivi!


Às vezes oportunidades únicas passam em nossas vidas e nós nem damos valor. Outras são tão claras que acabamos dando. No domingo eu tive a oportunidade única de vivenciar uma disputa pela promoção para a segunda divisão do campeonato carioca. A partida foi entre São Pedro e Grêmio Mangaratibense. Os detalhes? Chega mais que eu te conto.

A primeira partida que ocorreu entre o São Pedro da Aldeia e Grêmio Mangaratibense, o time de São Pedro venceu por 2 a 0. Nessa partida, de domingo, o Grêmio Mangaratibense necessitaria vencer fazendo no mínimo 2 gols. Difícil? Não! Emocionante!

Antes de eu comentar mais sobre a partida, preciso lhes dizer a experiência que foi assistir a partida atrás do gol em cima de um caminhão de som com a torcida, Mancha Azul. A arquibancada não foi aberta para o público. Logo, o jovem jornalista foi com a Mancha Azul apoiar o Grêmio Mangaratibense, clube que ganhei um enorme carinho. A torcida botou pra ferver e fez o goleiro do São Pedro ouvir algumas poucas e boas...

Na primeira etapa o Grêmio Mangaratibense não conseguia jogar. Não conseguia trocar uma boa sequência de passes e acabava se rendendo à chutões para frente. Assim, o São Pedro conseguiu dominar a primeira etapa, mesmo não conseguindo trazer perigo ao gol do Grêmio. Apenas administrou e ficou nesse 0 a 0 até o fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa a partida já mudara por completo. Logo no início o camisa 9 do Grêmio Mangaratibense fez grande jogada e marcou! Correu para a torcida, tirou a camisa e tomou um cartão amarelo. Os jogadores estavam com a torcida. Eles voltaram diferentes. Essa comemoração demonstrou tudo.

Alguns minutos depois, saiu o gol de empate do São Pedro, após boa jogada do camisa 9 e chute de canhota indefensável. Ali o Grêmio necessitava de apenas um gol para a decisão ir para os pênaltis. E não é que conseguiu? Após falta cobrada para a área, alguém desviou e marcou. Explosão no caminhão e do lado de fora. Me perdoe por não saber quem marcou o gol, mas naquele momento era impossível descobrir. O Grêmio acabara de conseguir aquilo que necessitava. Transformou um péssimo primeiro tempo em um grande segundo tempo. Naquele momento, meu caro, eu já me encontrava rouco.

Antes do término, um zagueiro de cada time acabaram expulsos. A meu ver, somente mereceu ser expulso do zagueiro do São Pedro.

Decisão de pênaltis. Ai você me pergunta: "Arthur, aonde foram feitas as cobranças?". No nosso lado, meu camarada. Aquilo foi um momento único! Ali valeu a minha presença.

Você já pode imaginar quem saiu vencedor pelo canto da Mancha Azul: "Puta que...é o melhor goleiro do Brasil, RAFAEL!". Este é o goleiro do Grêmio Mangaratibense que foi um monstro e defendeu 4 pênaltis. UM MONSTRO!

Quando o Rafael pegou o último pênalti, todos nós descemos do caminhão e invadimos o campo. Foi uma comemoração daquele que tanto sofreu, seja com recursos ou com a descrença. Ninguém acreditava naquele clube, fora aqueles que conviviam. Não digo que o São Pedro não merecia a classificação e a promoção. Merecia, mas até o segundo tempo. Após ele, meu caro, pela atmosfera o Grêmio tinha de vencer. E venceu!

Eu tive a oportunidade de abraçar os jogadores, o treinador e o GRANDE presidente Alexandre García. Este estava completamente aos prantos. Parecia mais uma criança. Ele merece todos os parabéns desse Mundo. Conduziu praticamente do zero esta equipe, ouviu muita besteira, e hoje está colhendo os frutos. Meus sinceros parabéns, presidente!

E a festa acabaria no "bebes e bebes" no centro de Mangaratiba. Muita música e comemoração pela promoção daqueles verdadeiros guerreiros.

Por fim, peço para que suba ao início do texto e veja novamente a foto. Repare na alegria daqueles que tanto sofreram para estarem ali. Meu amigo, meu domingo foi único. Um baita aprendizado e, por fim, eu posso dizer: EU VIVI!

Grande abraço,

Arthur Guedes.