domingo, 13 de março de 2016

O primeiro Levir Culpi x Ricardo Gomes


Neste domingo, logo mais, Fluminense e Botafogo estreiam pela Taça Guanabara disputando um clássico que será marcado por ser a primeira vez que Levir Culpi e Ricardo Gomes se enfrentam no futebol.

Como jogadores, foram zagueiros. Hoje, como treinadores, terão que usar suas peças para atacar e, com isso, conquistar os três pontos importantíssimos, já que o clube que tiver a maior regularidade, ou seja, terminar em primeiro colocado no grupo, conquistará o título. A ligação entre Levir e Ricardo vão além deste clássico e de terem jogado na mesma posição quando jogadores. 

O ex-treinador do Atlético-MG, que passou por quatro oportunidades no clube mineiro, já teve passagem pelo Botafogo nas temporadas 2003-04. Na época, Levir conquistou o vice-campeonato da Série B do Campeonato Brasileiro, ficando atrás apenas do Palmeiras, campeão daquele ano. Ao todo, Levir comandou o alvinegro carioca em 67 partidas, com 31 vitórias, 17 empates e 19 derrotas.

Por outro lado, Ricardo Gomes é um dos nove treinadores do Mundo que já tiveram a oportunidade de comandar os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. Passou pelo Flamengo e Fluminense na temporada 2004, o Vasco da Gama em 2011 e, agora, pelo Botafogo em 2015-16. Os números atuais do Ricardo Gomes pelo alvinegro são bons: 31 jogos (20 vitórias – 5 empates – 6 derrotas).

Fazendo essa inversão com o Levir Culpi, o Ricardo Gomes também já esteve nas Laranjeiras, mas acabou tendo uma passagem bastante razoável: em 33 partidas, foram 12 vitórias, 11 empates e 10 derrotas. Gomes, na época, havia assumido o cargo após a demissão de Valdir Espinosa, no dia 05 de março de 2004. Mas após empatar em 1 a 1 com o Paysandu pelo Campeonato Brasileiro, acabou sofrendo do mesmo mal que seu antecessor e foi demitido do cargo. 

Levir Culpi e Ricardo Gomes, embora tenham tantas ligações, nunca se enfrentaram. Neste domingo, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, terão essa oportunidade de terem mais uma ligação. 

O invicto Botafogo deve vir à campo com: Jefferson; Luis Ricardo, Carli, Emerson (Renan Fonseca) e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Gegê; Salgueiro e Ribamar.

Já o Fluminense, comandado por Levir, deve vir com: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Renato Chaves, Marlon e Giovanni; Edson, Cícero; Marcos Junior, Diego Souza e Gustavo Scarpa; Osvaldo. 

O domingo, desde o início, fora sido marcado pelas diversas manifestações pelo país contra o governo Dilma (PT). Mas, à tarde, o que vai marcar, de fato, é o embate entre Levir e Ricardo Gomes.