sexta-feira, 2 de agosto de 2013

É líder porque tem um líder!

Foto: Divulgação
Ele é diferente. Manda e desmanda com a mesma simplicidade de sempre. Às vezes se altera, mas quem nunca se alterou? Ele não é um chefe. Ele é um líder. E por mais que isso não tenha diferença para você, as duas coisas são totalmente diferentes.

Uma grande empresa é liderada por um grande chefe? Não, meu caro. Ela é comandada por um líder, que não manda, aconselha. Ela usa a sua vivência para ensinar aos que ainda não viveram ou passaram pelo o que ele já passou. Ele não a usa apenas para sobressair dos demais. Porque o grande líder pensa no grupo. Ele pensa em cada um que o compõe.

O grande líder não culpa "fulano" ou "ciclano" por certa derrota. Se a derrota ocorreu, ela é de todo o grupo. Assim como a vitória.

O grande líder é assim. Ele motiva, cuida e até "esconde" seu profissional mais inexperiente. Mas não esconde para tentar ofuscá-lo. Esconde para protegê-lo de muitas coisas que ele ainda viverá, mas que hoje não tem conhecimento. O grande líder pensa na frente.

"Mas, Arthur, essas palavras são todas para Seedorf?".

Sim, meu camarada. Todas essas e muitas outras. Porque ele não é o chefe do líder do campeonato. Ele é o líder do Botafogo. Porque ele já viveu tudo nesse mundo do futebol, e ainda sim não se priva de aprender mais e mais. Afinal, ele não é o dono da verdade. O dono da verdade é o chefe. O líder não.

Esse ano o Botafogo não é aquele "cavalo paraguaio". Hoje ele tem um líder. Ele tem um grupo que é regido por este líder e há o respeito mútuo. Sempre haverá problemas. Seja financeiro ou qualquer outro. Mas cabe ao líder saber contornar isso.

E posso te confessar uma coisinha? Esse líder é de outro Mundo!

Grande abraço,

Arthur Guedes.