sexta-feira, 1 de março de 2013

Fim de uma Era?

Essa é a pergunta que muitos estão se fazendo diante da atual fase do Barcelona. Messi não decidindo( tanto), o conjunto do Barcelona não tão criativo/brilhante, um treinador sem presença,constantes derrotas para clubes grandes e eliminação da Copa do Rei para o Real Madrid. Diante disso tudo, surge a pergunta: É o fim da Era Barcelona?

Eu tenho duas hipóteses para tentar explicar o que possivelmente está havendo com o Barcelona: 1) O Barcelona passa por uma extrema má fase ( novamente, pois na temporada passada também não foi nada brilhante). 2) A evolução dos demais clubes.

Alguns apostam na primeira hipótese, porém eu faço jus à segunda. O Barcelona de longe era o melhor clube do Mundo em parte da sua Era: 2009, 2010 e 2011. De 2012 pra cá surge a minha hipótese, da evolução do outros clubes. Talvez os clubes tenham pego o jeito do Barcelona jogar, mas o Real Madrid com certeza pegou! Vale destacar a mudança de postura do time merengue, que deixou de lado a postura de ser impotente e apenas preocupar-se em marcar o Barcelona, para decidir jogar, enfrentá-lo de igual para igual.

Mas como disse no início, não atribuo essa "fase" somente pela evolução dos demais clubes. Hoje, com a ausência de Guardiola, o Barcelona é totalmente dependente do Messi, à ponto de dar a bola ao argentino e dizer:" Resolve!". E ele não vai resolver. Messi não é o cara para fazer tudo, para começar, intermediar e finalizar a jogada. Hoje, ele sofre o que estava sofrendo com a Seleção Argentina, onde tinha que fazer tudo, e ele não joga desse jeito. Messi é o cara para finalizar a jogada, mas antes Xavi e Iniesta eram quem resolviam, para no momento certo ele aparecer e decidir.

Hoje vemos um Xavi e Iniesta não tão brilhantes, assim como todo o Barcelona. Piqué e Puyol erram muito mais que antes, e fato que demonstra isso são os números. O Barcelona tem tomado gols em diversos jogos.Pinto, o substituto de Valdés, não é ótimo goleiro, mas esse não é o maior de seus problemas.

Fato é que hoje vemos um Barcelona dependente de um só jogador, e essa talvez seja a maior regressão do time catalão. Messi por mais brilhante que seja não vai decidir desse jeito, tendo que fazer tudo. O Barcelona sofre também por não ter um treinador presente, o que mostra a tamanha eficácia do trabalho de Pep Guardiola. É impossível não atribuir essa "Era Barcelona" ao Pep Guardiola. Quem, de fato, não atribuir, não sabe o que está dizendo...

Eliminado por 3 a 1 (tomando uma banho de bola do Real) da Copa do Rei, mesmo sendo líder disparado da Liga Espanhola, somente a vitória e a classificação sobre o Milan pela Uefa Champions League, traria um pouco mais de alívio para o time que nunca precisou disso.

Abraço,

Arthur Guedes.