terça-feira, 12 de março de 2013

The Barcelona is back


O Barcelona voltou! Eu, sinceramente, não sei se ele tinha ido embora, mas quando algumas derrotas, sendo umas dessas para o seu maior rival, Real Madrid, logo aparece a tal má fase. Com ela vieram suspeitas da queda da hegemonia, suspeitas sobre o Messi e coisas mais. Mas como é o mundo da bola né, cara? O Barcelona em "má fase" enfrentaria o impressionante Milan que foi lá na Itália. Pela primeira vez vi o Barcelona sendo cotado para ser o derrotado. E caso isso realmente ocorresse, com o andar da carruagem das "acusações" sobre o Barcelona, era o fim de vez do time catalão. Mas, por isso que o futebol é fascinante! 

O Barcelona, durante essa tal "draga", perdeu jogando mal para o Milan no jogo de ida por 2 a 0. E o que realmente mais impressionou foi a forma com que o Barcelona estava se apresentando. Víamos um Xavi e Iniesta pouquíssimos inspirados, e consequentemente, sobrou para o melhor do mundo, Messi. Este tinha que começar, intermediar e finalizar as jogadas, e ele não joga assim! Ele é o cara para decidir, ou seja, finalizar as jogadas com a sua genialidade. Já o papel de começar e intermediar as jogadas cabiam, é claro, para Xavi e Iniesta. Messi sofria o mesmo problema na Seleção Argentina, onde esperava que ele fizesse tudo, e ele não se destaca por isso.

Hoje vimos o contrário. Vimos um Xavi e Iniesta brilhantes novamente, principalmente o Xavi, que, na minha opinião, é o cérebro do time. Ambos ditaram o ritmo da equipe, que começou voando e logo aos 5 minutos, numa jogada genial, dominou e bateu no ângulo! GENIAL! Cristiano Ronaldo que me desculpe, mas vai continuar sendo o vice dele por mais algum tempo...

Com o gol e toda a pressão do Barcelona e da torcida, o Milan ia tremendo e tremeu! E no primeiro tempo ainda, Messi, recebeu, dominou e chutou de fora d'área. É outro do gênio! Barcelona (0) 2 x 0 (2) Milan.  E é aí que chega o ponto que farei uma comparação à final de domingo, entre Botafogo x Vasco. Guardadas as devidas e claras proporções entres todas as quatro equipes, o Milan assim como o Vasco, apoiou-se numa vantagem frágil e abdicou-se de jogar. Sim, entendo que a do Vasco era ainda mais frágil, porém ele não enfrentou o Barcelona, certo? O que são dois gols para o melhor clube do mundo? O que são dois gols para o melhor jogador do mundo? E nesse momento, essa tal vantagem do Milan já tinha ido para o brejo, ainda no primeiro tempo. E aí, o que fazer para brecar o empolgado e inspirado Barcelona diante do Camp Nou lotado

O jovem Niang poderia ter feito algo, quando numa bola sobrada no meio campo, sobrou para ele, e este correu até chegar à frente de Valdés e pipocar. Chutou na trave, e quem pagou o pato ( ops, não, não está mais no Milan) foi o Milan. Este gol faria com que o Barcelona tivesse que fazer mais 2 gols. Mas quis o destino privilegiar ou ajudar o clube que estava à jogar o futebol, e não aquele que se escondera. 

Na segunda víamos o mesmo Barcelona ofensivo e com toque de bola impecável. Já do outro lado, vimos um Milan fazendo um pouco mais de pressão, mas ainda era pouco para mudar o jogo. E aos 10 minutos, após belíssima enfiada de bola do gênio do meio campo, Xavi, David Villa com imensa categoria fez o 3°. Chocolate no placar e em campo.

Vendo-se, finalmente, atrás no placar, o Milan não viu outra alternativa à não ser atacar. E atacou. Milan melhorou significativamente após tomar o 3° gol. Dá pra entender? Precisa realmente perder a vantagem de dois gols, e ficar praticamente eliminado para começar a jogar? Não dá pra entender... Vimos boas subidas do lateral direito, Abate, cujo até então limitava-se apenas à marcar, mesmo não sendo o seu forte. Milan começou a pressionar e boas jogadas surgiram. Robinho entrou mas pouco conseguiu fazer. 

A pressão do Milan era constantemente esfriada pela belíssima, e aparentemente , impossível de marcar, troca de passes do Barcelona. O poli-valente, Adriano, entrou e fez importante papel tático. No fim, num passe errado, Messi lançou Alexis, que tocou para Alba livre, dominar e decretar a vitória e calar as críticas. Barcelona implacável 4 x 0 Milan. 

Esse é o Barcelona que conhecemos, o Barcelona que ganhou o mundo. Esse Barcelona briga por tudo que disputa, e sinceramente, parem com essa história de que 2 ou 3 derrotas derrubam os inderrubáveis, atualmente. Voltou o Barcelona, que na minha opinião, nunca saiu. 

Abraço,

Arthur Guedes.