terça-feira, 23 de abril de 2013

Salve Bayern!

Foto: Pierre-Philippe Marcou /AFP

Em feriado de São Jorge, quem brilhou foi o São Bayern, aquele que reina em Munique. O atual campeão alemão jogou de forma inapelável, aguerrida e genial. O atual campeão alemão mostrou o porque de ter chegado à final ano passado, e de estar brigando novamente nas cabeças por mais um título. O atual campeão alemão parou e ensinou o Barcelona.

Ah, o Barcelona... Este mostrou mais uma vez o quão é dependente do argentino Lionel Messi. Muitos defendiam/defendem a tese na qual afirma que o argentino era dependente do clube catalão.Esta mesma tese afirma que jogar no Barcelona era fácil, no qual até mesmo um poste faria a mesma quantidade de gols que Messi, sendo servido por Xavi e Iniesta. Bom, eu não preciso dizer qual tese está correta, certo?

"Ah, Arthur, então você quer dizer que o Bayern só venceu porque Messi não estava 100%?" Não! É evidente que não! O Bayern goleou o Barcelona porque foi bastante superior, se doou sem medir força e, claro, atacou sem parar. A vontade do clube alemão em sempre atacar, e querer fazer mais é plausível à elogios. O Bayern poderia muito bem ter parado nos 2 a 0 (como muitos clubes fariam), mas não parou e continuou a deixar o clube catalão em maus lençóis. Essa postura foi o clímax da vitória.

Jovem, é claro que eu não serei hipócrita em dizer que a forma com que o Messi jogou não influenciou em nada no resultado. É claro que influenciou.Mas,de fato não foi por isso que o Barça perdeu. O Barcelona é dependente do argentino, mas arrisco-me a dizer que, mesmo ele 100% do jeito que o Bayern jogou, perderia. Talvez teria marcado gol fora de casa, que seria importantíssimo para o jogo de volta no Camp Nou, mas ele não estava 100% e ponto.

Como havia dito, o Bayern marcou sempre na pressão, e obrigou o Barcelona (que deteve a maior posse de bola durante toda a partida) a tocar a bola na maior parte do tempo antes do meio campo. Ocorrido isso, o Barcelona não conseguia trazer perigo com a sua famosa posse de bola. E sem as arrancadas de Messi, ficou bastante difícil passar pela fortíssima e aguerrida marcação alemã.

O Bayern quando detinha a bola era extremamente ofensivo e visava apenas o gol. E foi isso que visou Thomas Müller, ao marcar o primeiro do Bayern de cabeça aos 25 minutos. Ribery e Robben foram peças chaves do clube alemão. Eles ajudaram bastante na marcação e atacaram como nunca. Ah, e lembra o que é o tal do futebol moderno? Sim, é isto! Todos marcam e atacam. Ah, e lembra o porque de estarmos ultrapassados e não sermos mais o país do futebol? Sim, é por isto!

Na segunda etapa nada mudou. Nada mudou, claro, para o Barcelona, afinal continuou sendo impotente e presa fácil para a marcação alemã. Já para o Bayern mudou. Lembra a vontade de querer sempre marcar mais gols? Isso aumentou ainda mais no segundo tempo. E logo no início, Mário Gomez, após cabeçada de Müller, marcou. "Ah, Arthur, e a polêmica do impedimento do Mário?" . Bom, após ver inúmeras vezes o lance, é perceptível que ele estava impedido. Mas foi coisa de 10,15 centímetros, e só torna-se perceptível após rever várias vezes. Não dá pra punir o árbitro.

Mas se não dá para punir o árbitro no 2° gol, no 3° dá! O holandês Robben driblou o Alba, e intencionalmente Müller parou e ocasionou a trombada com o lateral do Barça.Na sequência do lance, Robben marcou. O meia alemão parou com a intenção de derrubar o lateral do Barcelona, portanto é falta!

A partir daí, o Barça que já era vulnerável e impotente, tornou-se ainda mais. Continuara com a posse de bola, porém errava bastante passe por conta da goleada já ter afetado também o psicológico. E no fim, para  fechar com chave de ouro, Müller marcou após cruzamento de Alaba. Bayern 4 x 0, Barcelona desequilibrado e impotente.

Bayern já na final? Não! Foi uma vitória e tanto? Claro que foi, mas o Barcelona é o Barcelona, e não merece ser menosprezado. O Barcelona no Camp Nou é um Barcelona capaz, vitorioso e quebrador de certezas. A recuperação de Messi será de suma importância para uma possível virada histórica. Caso não esteja, a missão torna-se ainda mais complicada.

Agora pode descer a cerveja para os alemães, que eles merecem! Salve Bayern.

Forte abraço,

Arthur Guedes.

2 comentários:

  1. Ótimo texto! Final alemã na Champions!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, cara! Será que o Dortmund vai passar? Estou apostando no Real... Mas é futebol, e tudo pode acontecer! haha. Abraço

      Excluir