terça-feira, 14 de maio de 2013

Copa das Confederações? Eles que vão!

Foto: Wilton Junior/Estadão
E eis que chegou a hora da sabermos quais serão os 23 jogadores que nos defenderão nessa Copa das Confederações. Felipão trouxe algumas surpresas, porém foi coerente, por exemplo, nas peças convocadas para a zaga. Bom, deixemos de papo, e vamos a convocação:

Goleiros: Júlio Cesar (Queen Park Rangers), Diego Cavalieri (Fluminense) e Jefferson (Botafogo)

Zagueiros: Thiago Silva (PSG), Rever (Atlético-MG), David Luiz (Chelsea) e Dante (Bayern)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Jean (Fluminense), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Volantes: Fernando (Grêmio), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Bayern), Paulinho (Corinthians)

Meias: Jadson (São Paulo), Bernard (Atlético-MG), Oscar (Chelsea) e Lucas (Paris Saint-Germain)

Atacantes: Hulk (Zenit), Leandro Damião (Inter), Fred (Fluminense) e Neymar (Santos)

Sem haver a necessidade de analisar diversas vezes a lista, é evidente as ausências de Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Ambos os jogadores, para muitos, assim como para mim, estariam nessa lista, tendo em conta a declaração do mesmo Luis Felipe Scolari quando afirmou que havia espaço apenas para um. Parece que voltou atrás...

O trio de goleiros já era de se esperar. Júlio César tem a confiança de Felipão e deverá ser o titular na competição. Diego Cavalieri não tem se destacado como o ano passado, porém juntamente com o Jefferson, forma a melhor dupla de goleiros atuante no Brasil. Tá, eu sei a sua indignação para com o Júlio César, porém tem a confiança do Felipão e comissão técnica e isso poderá influenciar bastante nas suas atuações.

O quarteto de zaga, com toda a certeza, é a parte mais firme da seleção. Thiago Silva, David Luiz, Dante e Réver são, sem dúvida, os melhores zagueiros que podemos contar hoje. Dedé poderia entrar também nessa lista, porém não vem jogando e perdeu espaço para o boníssimo Réver.

Mas se a zaga é unanimidade, as laterais nem tanto. Esse que desde a "Era Cafu e Roberto Carlos" sempre foi o nosso maior problema. Daniel Alves mesmo não estando na sua melhor forma no Barcelona, de longe, é a nossa melhor opção. No lado esquerdo temos o unânime, Marcelo. Este só perde a vaga para o Filipe Luís por lesão ou indisciplina. A ida de Jean para a seleção, como o "coringa", eu não apoio. Acho bom jogador, mas ainda de clube. Não tem futebol para uma seleção brasileira.

Quando chegamos aos volantes, de cara percebemos a ausência de Ramires. É um volante que vinha recebendo chances desde a "Era Mano", porém acabou se lesionando em Março. Mesmo com a lesão, ele se apresentaria para fazer exames médicos antes da partida do Brasil com a Rússia, entretanto chegou depois do combinado e foi cortado por Felipão desde então. Realmente apenas poderia ser cortado por indisciplina. Quanto aos demais, Fernando é o "cão de guarda" do Felipão e ,de fato, vem jogando bem. Hernanes, Luiz Gustavo e Paulinho idem. Bons nomes!

Ah, os meias... Foi aí que pintou mais uma surpresa. Com as ausências dos "medalhões" Kaká e Ronaldinho Gaúcho, o garoto do galo, Bernard ganhou espaço. Ele surpreendeu não pelo futebol, afinal tem de sobra e vem jogando muito no Atlético-MG. Mas sim por ter sido chamado apenas nessa última convocação. Muitos pediam jogadores do Atlético, porém poucos apostavam no Bernard, pelo menos por agora. Pelo futebol teremos uma ótima surpresa!

O meia do São Paulo, Jadson, ganhou a sua vaga nos amistosos. Jogou bem, dando boa assistências e comprometimento tático.É destaque no inconsistente São Paulo e mereceu a vaga. Lucas e Oscar são unanimidades!

No ataque muito se questionou sobre a convocação de Leandro Damião e Hulk. O jogador do Internacional não vinha jogando bem nos amistosos da Seleção, e não merecia a vaga. Alexandre Pato aproveitou melhor suas poucas oportunidades e merecia ir para a Copa das Confederações. Quanto ao Hulk, é um jogador limitado, e apenas funciona melhor num esquema com 3 atacantes. Como eu acredito veementemente que o nosso "querido professor" não utilizará 3 atacantes, não vejo funcionalidade para ele. Portanto, não merecia a vaga. Neymar e Fred são unanimidades!

Tivemos algumas coerências,e surpresas que poderão ser ruins, mas deverão ser boas. Mesmo não tendo toda a confiança da torcida, a seleção brasileira, sem dúvida, terá os mesmos milhões de torcedores que sempre a acompanha. Torceremos bastante para que esses 23 jogadores nos representem com dignidade e vontade na competição. E vamos pra cima deles!

Forte abraço,

Arthur Guedes.

2 comentários:

  1. Boa análise, mas ainda sinto falta do "chefe" dentro de campo dessa família Scolari, um meia em que passe respaldo tanto para Oscar quanto para Neymar. Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Rodrigo! Concordo! Esperava ver o R10 ou Kaká nessa lista. Tudo indica que o Felipão não levou o Ronaldinho por questões disciplinares. Mas ele voltará, sem dúvida, pois está jogando o fino da bola. Obrigado pela presença e opinião. Forte abraço.

      Excluir