terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestações: a culpa é da Copa?

Foto: Christophe Simon/AFP
Se você é brasileiro e tem acesso ao mínimo de informações possíveis, saberás que as manifestações estão tomando conta do país. Os motivos? Ah, seja pelo aumento da tarifa do transporte público, o constante desleixo com a saúde, educação e outros servições públicos. Bem, os motivos nós conhecemos de antemão. Mas eu percebo uma quantidade de pessoas bastante desgostosas com a Copa do Mundo. E será sobre isso que conversarei agora. A culpa disso tudo é da Copa?

É do conhecimento de todos que a Copa do Mundo é um evento que atrai a atenção de todos. Sendo assim, é claro que todos os holofotes estão direcionados a nós, realizadores desse evento. Mais claro ainda, é a baita oportunidade de aproveitar todos estes holofotes para demonstrar toda a nossa indignação referentes a todos esses problemas e, claro,  nos fazermos aparecer.

É indiscutível que o dinheiro gasto nestas "arenas" para serem palcos da Copa do Mundo são  superfaturados e exorbitantes. Este mesmo dinheiro exorbitante torna-se também desnecessário quando temos problemas "maiores" a serem resolvidos. É evidente que nós temos. É revoltante ver bastante dinheiro sendo gasto e roubado em elefantes brancos, quando temos saúde e educação para serem "investidas". Mas porque desgostar, banalizar ou até mesmo manchar a Copa do Mundo? Por que este "ódio"? A Copa do Mundo é realmente o maior culpado e o nosso algoz?

Os elefantes brancos sempre existiram em todos os países que sediaram a Copa do Mundo. E eles foram motivos para revoltas? Não. Sabe por que, meu caro? Porque lá não teve a ladroagem que está tendo aqui. Porque lá as coisas são sérias e as condições de vida, ao menos, é digna. Não serei hipócrita em dizer que as coisas "lá fora" são sempre melhores. Não. Não são. Lá também acontecem protestos. Talvez eles estejam um bocado "à frente" de nós. Talvez eles tenham "despertado" um bocado mais cedo. Bem, fato é que lá as coisas funcionam.

Agora, meu caro, o que eu gostaria de entender é o porquê de comprarmos uma briga com a Copa? Assim como eu gostaria de entender o porquê de comprarem uma guerra contra os policiais. Estes são apenas "paus-mandados" do poder que vigora "lá em cima". É com o pessoal engravatado que vigora, rouba e faz de tudo com o nosso dinheiro "lá em cima", que nós precisamos "comprar" essa briga. É com o poder, meu caro!

Se houve roubos, ladroagem e afins nessas "construções", a culpa não é da Copa, mas sim do poder. Aliás, como bem sabemos, esses roubos e ladroagens que aconteceram nessas "obras", acontecem em diversos meios. Estamos rodeados por isto, e é contra isto que estamos lutando. Não é contra a Copa, meu caro.

E por fim, gostaria que você refletisse. Realmente a culpa é da Copa?

Um abraço,

Arthur Guedes.

8 comentários:

  1. A culpa não é da copa , simplesmente ela foi usada como ponte pra dar visibilidade a revolta do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a parte dos policias , estão se revoltando contra as pessoas erradas , eles apenas cumprem ordens.

    ResponderExcluir
  3. De acordo!
    A Copa tem inúmeros benefícios, muita gente desce a lenha na copa mais nos jogos no Brasil vai ficar de frente com o Galvão bem amigos....
    No jogo contra da Espanha pela copa das confederações já teve excelente audiência imagina na Copa. Vai para o Brasil.
    Agora os problemas q temos são históricos e precisam ser resolvidos urgente isso sou totalmente a favor de manifestações por um salário descente mínimo de R$2800 segundo o Dieese para sobreviver. Saúde digna e por ai vai...REFORMA tributária,(temos impostos abusivos e retorno de menos) Judiciária (q não serve pra nada) Eu já tive q aciona a justiça sei q não funciona!!é muitos artigos (enrolação) processos q levam 7/10anos ou mais ...pra dar em nada. VERGONHA!!

    Parabéns pelo seu artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isto. O maior problema é o velho desvio de grana, que ocorreu nas construções dos estádio. Mas que ocorre também nos diversos servições públicos.

      Obrigado pela leitura, meu caro.

      Forte abraço.

      Excluir
  4. A culpa não é da Copa a culpa é da Copa ser aqui no Brasil, pais de terceiro mundo.Mesmo que esse estádios não fossem superfaturado, você acha mesmo certo gastar com construções de estádios em um país que não tem saúde, educação, segurança, alimento para um povo que qdo muito vai ver a Copa pela TV (se tiver) pq não tem dinheiro para pagar os valores surreais que custarão os ingressos?
    Com certeza a revolta não é com a Copa afinal futebol sempre será paixão nacional mas é difícil engolir todo dinheiro gasto, essa robalheira...

    ResponderExcluir
  5. É bem verdade, Elisa. Nós não temos condições de receber um evento de tal porte. Mas há um superfaturamento em TODAS as verbas. Aí é que está o problema, Elisa.

    Um abraço e obrigado pela leitura e opinião.

    ResponderExcluir
  6. Continue divulgando pelo Twitter achei esse bom artigo por lá... @evertonest se quiser me seguir Retribuo.abraço

    ResponderExcluir