domingo, 25 de agosto de 2013

Atlético-PR vence o "imbatível" Botafogo

Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado
Atlético-PR e Botafogo fizeram um jogo de posturas invertidas. O alvinegro que precisara vencer para retomar a liderança jogou de forma defensiva e tentava usar os contra-ataques como única válvula de escape. Já o clube paranaense jogou se impondo desde o início, pressionando a saída de bola alvinegra e detendo as melhores oportunidades. Me parecera que o Atlético-PR é quem estava tentando reassumir a liderança.

Não serei o primeiro a dizer que o Botafogo começa a cair de produção e que isso era questão de tempo. Não serei pessimista com o alvinegro que joga o melhor futebol do campeonato. Entretanto, hoje não fez nem perto do que vem fazendo nesse ano. Hoje foi um time apático, sem criatividade e impotente. Acertou pouquíssimos chutes de perigo, não fez gol e perdeu por dois gols de diferença. Sim, é apenas uma estatística, mas ela mostra que hoje não foi o dia do alvinegro.

É mais do que válido dizer e ressaltar a qualidade desse Atlético-PR, que pouquíssimos diriam no início do campeonato, que ele estaria aonde está. Fez uma belíssima partida regida, mais uma vez, pelo o 'interminável' Paulo Baier. O maior artilheiro dos pontos corridos mostrou mais uma vez o porque de seu apelido. É bom ver jogadores como ele jogando, assim como Seedorf, Zé Roberto, Alex e outros. Só acrescentam qualidade.

Além do Paulo Baier, o Atlético-PR foi comandado também pelo Éderson e Dellatorre. Que partida ambos fizeram. Trouxeram perigo o tempo inteiro para a zaga alvinegra e o primeiro marcou os dois gols.

No alvinegro, Lima entrara na lateral-esquerda no lugar de Júlio César suspenso. Seja pela pressão ou pela idade, o Lima não fez uma partida nem razoável. Errou bastante tanto na parte ofensiva quanto defensiva. Seedorf, Lodeiro e Vitinho sofreram com a fortíssima e inteligentíssima marcação do furacão. E esse foi um dos principais motivos para a ineficiência ofensiva alvinegra.

Após estar com os 2 a 0 no placar, o Atlético-PR deu o campo ao alvinegro e tentou "matar" o jogo nos contra-ataques. Não fez o 3°, mas continuou a marcar muito bem o alvinegro e teve mais chances de "fechar" a partida.

Antes do fim da partida, tivemos uma confusão generalizada, após o Vitinho,em divida com goleiro, acertar o rosto do goleiro do Atlético-PR. Pedro Botelho,junto com colegas, chegaram para intimidar o garoto alvinegro, que se encontrara deitado. O lateral do Atlético-PR puxa o cabelo de Vitinho e a confusão começa. Elias chega para proteger o Vitinho e o "empurra-empurra" começa. Terminado, Vitinho e Pedro Botelho terminam expulsos. E Jefferson, após reclamações, recebe o 3° cartão amarelo e fica fora contra o São Paulo.

Agora, a opinião do blogueiro é a seguinte: Vitinho não merecia a expulsão. Apenas o Pedro,que puxou o cabelo e começou toda essa confusão, é que merecia a expulsão. Quanto ao cartão de Jefferson, corretíssimo.

Por fim, o jogo terminou. O Alvinegro não jogou nem perto daquilo que vem fazendo nesse ano, perde a liderança, mas não pode perder a confiança. Derrotas como essas acontecem e irão acontecer em um campeonato disputadíssimo. O Cruzeiro, que se tornou o novo líder, outrora vai tropeçar também. Não é atoa que o Brasileirão é o campeonato mais disputado do mundo.

Parabéns ao Atlético pela vitória e trajetória.

Grande abraço,

Arthur Guedes.

Um comentário:

  1. O lateral Lima enfraqueceu o FOGÃO, o segundo gol foi em cima dele, ele é fraco.

    ResponderExcluir