domingo, 18 de agosto de 2013

Botafogo reassume a "triste rotina de líder"

Foto: LUIS MOURA/Gazeta Press
De primeiro tempo ruim à vitória e liderança. Assim foi a partida entre Portuguesa e Botafogo no Canindé. 

O alvinegro não começou bem a partida. Diferentemente de partidas anteriores, não detinha a maior posse de bola e volume de jogo. A Portuguesa era quem começava a mandar na partida, embora não conseguisse trazer enormes perigos.

O time de São Paulo pressionava a saída de bola alvinegra, e praticamente não o deixou jogar. Os meias alvinegros não tinham liberdade e a bola não chegava no ataque com qualidade. O meia Seedorf pouco apareceu. O uruguaio Lodeiro, com exceção da partida contra o Atlético-MG, parece não ter voltado da Copa das Confederações ainda. E o Vitinho foi mais uma vez a única tentativa de saída alvinegra. E mesmo quando conseguia chegar mais á frente com seus dribles e velocidade, o resto do time não o acompanhava e perdia-se a jogada.

Na primeira etapa a Portuguesa parecera jogar como um time que brigava pelo título. Não tecnicamente falando, pois, como disse, o Jefferson só foi fazer uma defesa difícil perto do fim num chute de Luis Ricardo. Mas me refiro a vontade e comprometimento tático. A Lusa fez um belíssimo primeiro tempo. E os personagens foram Corrêa e Luis Ricardo. Ambos infernizaram o lado esquerdo da defesa alvinegra.

Ah, ainda no primeiro tempo houve um desentendimento entre o Seedorf e o lateral Gilberto. O holandês abaixou os braços do Gilberto e ambos falaram poucas e boas. Agora, eu não quero ver isso sendo estampado nas manchetes, afinal quem achou isso algo "fora do normal" nunca jogou futebol na sua vida. Desentendimento e xingamentos fazem parte do futebol. Ambos estavam descontentes com a atuação alvinegra. Coisas do futebol e segue o jogo.

Na segunda etapa as coisas mudaram um pouquinho. O Botafogo voltou jogando o futebol que eu coloco como candidato ao título. Ofensivo e dominante. A Portuguesa já não conseguia mais "travar" o alvinegro, que cresceu e marcou seu primeiro gol com Bolívar de cabeça, após escanteio cobrado por Seedorf.

A partir desse momento o jogo que, até então era chato, se tornaria bom. Minutos depois a Portuguesa se lançou ao ataque e conseguiu marcar o gol de empate com Luis Ricardo de cabeça, após cobrança de Corrêa. Gol saiu dos pés dos melhores jogadores da Portuguesa na partida.

Mas se você acha que o gol de empate da Portuguesa foi rápido, eu vos digo que a virada alvinegra foi ainda mais. Após cruzamento de Gilberto, Rafael Marques acerta um lindo chute dentro da área. O Botafogo era líder novamente e não perderia mais a liderança da tabela e da partida.

Novamente começava a jogar um futebol de candidato ao título, dominando e criando mais chances. E criou. Após lindo passe de Seedorf, Elias, que acabara de entrar, marcou o 3° do alvinegro e matou a partida. Mesmo recuando e com a iminente pressão da Portuguesa o placar não mudou e o alvinegro retomou a liderança, que estava temporariamente com o Cruzeiro.

Grande vitória alvinegra, que mostra mais uma vez ser um time forte para conquistar o título. Como já disse, não tem o melhor elenco, mas joga um futebol redondinho. Já a Portuguesa precisa abrir o olho, pois está cada vez mais se afundando.

O Botafogo é líder e reassume a sua "triste" rotina.

Grande abraço,

Arthur Guedes.

2 comentários: