domingo, 15 de dezembro de 2013

Vista grossa e descaso vindo à tona


Rapaz, à que ponto chegamos, hein? O futebol tem sido mais discutido dentro dos tribunais do que em campo. Há mais “comentaristas” de leis do que esportivo. Há mais juízes do que árbitros. O gramado deu lugar ao piso, e a plateia não está ali para torcer. As coisas mudaram nesse fim de ano, não é?

Após um ano de merecimento, tais como o título nacional do Cruzeiro e a Copa do Brasil rubro-negra, e de constatações como a queda de Náutico, Ponte Preta, Vasco e Fluminense, um acontecimento, após os “portões” do campeonato brasileiro já terem se fechado teve um rebuliço maior do que tudo isso. E não estou me referindo a selvageria que ocorreu em Joinville. Afinal, aquilo sim merece nossa atenção. Eu me refiro as infrações, meu caro.

Ah, as infrações...Como nós gostamos de cometê-las. Sempre damos o nosso famoso “jeitinho brasileiro”, não é? Não seja hipócrita. O gato de luz ou de qualquer outro tipo é crime, mas sabemos que as pessoas fazem. Você já usou ou tentou usar um despachante para dar um jeitinho na documentação. É, meu amigo, todos nós gostamos de adiantar o nosso lado. Sabemos que não é correto, mas mesmo assim o fazemos.
A escalação de jogadores que ainda deveriam cumprir suspensão é o “jeitinho brasileiro” unido ao “ah, nunca vão me pegar”. Não me venha dizer que eles não sabiam que determinado jogador ainda teria que cumprir suspensão. Isso é balela pra gente ingênua, por favor. Eles escalaram, porque quiseram dar novamente o jeitinho. Só que ocorreu uma coisa de diferente dessa vez: o STJD foi obrigado a pegá-los. Eu vou explicar...

Recentemente tem aparecido diversas hipóteses de perda de pontos em diversos clubes, por terem cometido a mesma irregularidade que Portuguesa e Flamengo. E eu tenho uma pergunta para fazer: Por que eu tenho a certeza que se não houvesse esse caso envolvendo o Fluminense e a Portuguesa, nunca saberíamos das outras infrações cometidas pelos diversos clubes? Porque a nossa Federação é amadora e suja.

Eu te garanto, meu amigo, que se a queda de um grande não estivesse em jogo, essa irregularidade da Portuguesa nunca viria à tona e passaria despercebida como tantas outras, que com certeza ocorreram. E com relação à isso eu te faço outra pergunta: você tem noção de quantas irregularidades já não ocorreram em campeonatos anteriores e nós nem percebemos? Pois é, nem a Federação.
Aqui no Brasil as coisas funcionam assim: só dá problema quando envolve algo/alguém grande. Fora isso, que roubem à vontade.

Por fim, eu só gostaria de deixar bastante claro que o Fluminense não está fazendo absolutamente nada de errado. É lei. Se um clube comete uma infração, automaticamente ele precisa receber as punições cabíveis para tal ato. Que punição receberá? Isso cabe ao STJD julgar. Mas como creditar tal responsabilidade de julgamento à algo tão sujo e displicente? Difícil...

Grande abraço,

Arthur Guedes.

3 comentários:

  1. O caso é o seguinte: estão falando do mal lavado com a boca suja do próprio mal lavado. Um tentando se fazer de melhor sem saber quem é o pior. Resultado? Uma bandidagem sem tamanho arrumando "deixa q eu ajudo" pra evitar um fato já consagrado: a derrota de grandes. Se fosse um novo grande é uma coisa, mas tem grande ali com tradição e 100 anos que não pode descer. Porém, esses grandes NÃO estão e nem FIZERAM o dever de casa.

    O curioso é ter tido alguns fatos engraçados nesse campeonato. 1° um campeão (do ando anterior desse mesmo campeonato) foi rebaixado. 2° o campeão da edição desse ano, nunca tinha ganho o tal campeonato (e o fez por mérito e juz a ele também). 3° 2 grandes times (centenários) descerem no mesmo ano para a divisão de base? Sim fato consumado, foram 2 e dos grandes. 4° quem secou tentou e não conseguiu derrubar quem não desceu.

    Mas o futebol é assim mesmo, cheio de orgulho dos fiéis torcedores e pilantragem dos fiéis administradores. Onde o dinheiro fala mais alto, o MP tenta evitar que o preço de R$ 800,00, no ingresso mais caro de um certo jogo, fosse derrubado (o que não aconteceu) e o coitado do torcedor, sofre tanto quanto o seu time para tentar se manter inteiro (sabendo que não estão bem).

    Acredito que estejamos vendo algo que a Europa (e seu bilhonario mercado futibolistico) ja deve ter visto alguns anos antes. Ciumes? Quem sabe? Coisas da vida? Acho mais provável.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Arthur! Temos que pensar num campeonato nacional mais organizado...Todo final de ano é uma história diferente, infelizmente. Concordo com vc.

    ResponderExcluir