sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pré-Brasileirão - Flamengo


O Campeonato Brasileiro irá começar e você logo se pergunta: "O que esperar do meu time?". Sim, isso é normal. Vamos parar um pouco para analisar o seu time? O time de hoje - como está no título - é o Flamengo, o campeão carioca de 2014. O que esperar de um time que fracassou na Libertadores, mas brilhou no estadual, fazendo a melhor campanha da competição? Vamos analisar...

O Flamengo há tempos não sofre com problemas no gol. O Felipe está dando conta do recado há um bom tempo. A escola de goleiros rubro-negra é muito boa e, mais pra frente, ainda ouviremos bastante sobre o Cesar, goleiro da base. Podem anotar.

Ao passarmos para a defesa rubro-negra, automaticamente, notamos pontos positivos e alguns negativos. Comecemos pelos positivos: Wallace e Samir. Essa TEM que ser a dupla de zaga titular rubro-negra. E de uns tempos pra cá, quando foram, não decepcionaram. O Wallace cresceu desde o ano passado, quando o clube se sagrou campeão da Copa do Brasil. Juntamente, apareceu o jovem Samir, que considero uma enorme revelação, juntamente com o Luan, zagueiro do Vasco da Gama. Estes garotos, se bem trabalhados, crescerão bastante, podem acreditar.

Agora, vamos aos pontos negativos: Bola aérea e Chicão/Erazo. Calma. Eu sei que a bola aérea não é apenas responsabilidade da defesa, mas, automaticamente, a responsabilidade recai sobre eles. E o rubro-negro tem sofrido um bocado com essa jogada. Com relação a Chicão e Erazo, eles têm sido os pontos baixos da defesa rubro-negra. O Chicão acabou perdendo a vaga para o Samir após a lesão que sofreu. Mesmo com sua experiência, não acho que tem mais qualidade que Samir e Wallace, entretanto, pode ser um bom reserva. Já o Erazo, não é um zagueiro ruim, de verdade. Apenas chegou ao rubro-negro numa fase horrenda, onde não consegue fazer absolutamente nada certo. E, por isso, a torcida já o queimou. É normal, tratando-se de um clube de massa. Mas vamos dar tempo ao tempo, que o Erazo pode mudar essa fase.

Só para fechar a defesa, vale a pena comentar sobre a lateral-esquerda, onde o Flamengo conta com o André Santos, que sofre com o preparo físico, onde não consegue terminar uma partida como titular sem estar completamente esgotado, João Paulo (que não convence nem a ele mesmo) e, volta e meia, com algumas improvisações, como Everton e Paulinho.

Passando ao meio-campo - local onde considero mais forte, pelas peças que tem - temos mais pontos positivos, do que negativos. Dessa vez comecemos pelos negativos: Volantes e saída de bola. O Flamengo conta com Muralha, Amaral e Luiz Antônio como peças para jogar de volante. Com exceção do Luiz Antônio, os demais não detém grande capacidade técnica para o rubro-negro ter uma boa saída de bola. Vimos isso em algumas partidas da Libertadores, onde o clube acabara sendo engolido justamente por não ter a capacidade de gerir a posse de bola. Entretanto, encontrar volantes que saibam jogar bola está cada vez mais complicado, não é? Parece ironia dizer isso...

Chegando ao ponto positivo do meio-campo, vemos o jovem Gabriel (que oscilou há algum tempo, mas vem conseguindo uma boa regularidade), Everton ( Chegou do Atlético-PR com status de titular e, dentro de campo, mostrou o porquê) Paulinho (muito bom jogador descoberto pelo clube, que vem sendo o destaque do rubro-negro) e Lucas Mugni (Veio com status de craque, mas ainda não mostrou nem um pouco disso). As peças são boas e, se você for parar para analisar, apenas o Mugni é que não vem aproveitando as chances. A parte de criação rubro-negra - que era problema há algum tempo - não preocupa tanto desde o ano passado. Sinceramente, não sei se um camisa 10 clássico - coisa que o Flamengo buscava - se encaixaria nesse esquema. O meio do Flamengo é de muita movimentação, e isso não pode ser mudado. Vem dando certo.

E com isso, chegamos ao ataque. Até um tempo atrás, ao correlacionarmos as palavras "ataque" e "Flamengo", automaticamente, viria em nossas cabeças o nome de Hernane. Este, após um pequeno período de seca de gols, acabou perdendo a vaga para o Alecsandro, até então, reserva. A fase entre eles se inverteram, vide que o Alecsandro tem jogado muitíssimo bem e feito o seu trabalho. O ataque ainda conta com o garoto Nixon. Precisa ser melhor trabalhado ainda, principalmente, por jogar em um clube de massa.

RESUMO
Por fim, o que tirar de tudo isso? O Flamengo não chega ao Brasileirão como favorito ao título, mas vai brigar na parte superior da tabela. Ainda sofre por não ter um grande elenco, e isso sempre faz a diferença num campeonato de 38 rodadas. O conjunto do Flamengo (11 titulares) é bom e, por isso, confio em boa trajetória.

Grande abraço,

Arthur Guedes.

3 comentários:

  1. kkkkkkk vai brigar para não cair como de costume esse time é invenção da mídia ate quando irão viver de estadual e roubado diga-se de passagem vergonha de time fraco em dezembro volto aqui, quando o mengo estiver em 16º ou 17º.

    ResponderExcluir