domingo, 19 de abril de 2015

O Gigante da Colina está na final


O Vasco da Gama, de Dinamite, Carlos Germano, Mauro Galvão, Ricardo Rocha, Romário, Juninho e tantos outros gigantes do futebol está na final do Campeonato Carioca, após vencer de forma heroica e emocionante o Flamengo, no Maracanã, por 1 a 0. 

A partida foi atípica, como era de se esperar. Muito, também, devido ao primeiro jogo que pegou "fogo" com tantas pancadarias, polêmicas e falta de gols. Entretanto, neste domingo o "causo" foi diferente. Não tivemos tantas pancadarias, porque o senhor Rodrigo Nunes de Sá foi muito mais incisivo não deixando acontecer tais atos que destruíram, por exemplo, a outra partida. Felizmente!

O rubro-negro começou à todo vapor a partida impondo um ritmo muito forte para cima da defesa cruzmaltina. Éverton, dessa vez iniciando no time titular, teve um papel tático, mais uma vez, importantíssimo. Segurou o Madson, lateral vascaíno destaque no primeiro confronto após ganhar praticamente todas as investidas em cima do Anderson Pico, fazendo o Vasco atacar através, única e exclusivamente, de chutões sem qualquer perigo à meta rubro-negra. 

Durante todo o primeiro tempo pudemos perceber um Vasco da Gama sem grandes ações ofensivas, muito por conta da pouquíssima mobilidade do Júlio dos Santos, Marcinho e Rafael Silva. O argentino Guiñazu, por exemplo, cansou de ter que recuar a bola para os zagueiros, porque o meio campo cruzmaltino mais parecera ter sido engolido pela marcação rubro-negra. Essa postura só foi mudar na segunda etapa, quando entrara Dagoberto e Bernardo.

Por parte do Flamengo, Cirino pouco conseguiu trazer a característica velocidade que sempre traz aos ataques do rubro-negro. Éverton se revezava com Pico nas subidas ao ataque e Alecsandro, solitário, lutava ao meio da dupla Luan e Rodrigo. Destaque para o experiente zagueiro Rodrigo que ganhou todas as disputas aéreas. Mesmo assim, o Flamengo chegava pelas laterais e obrigou o Martin Silva a fazer uma grande defesa, a queima roupa, após chiute de Alecandro. Vasco, por sua vez, pouco conseguiu fazer na primeira etapa. Foi jogar mesmo é na segunda...

No segundo tempo, com as mudanças feitas pelo Doriva, o Vasco melhorou. Principalmente porque só restavam 45 minutos para tentar um gol. O empate era do Flamengo e esse, a meu ver, foi o erro do rubro-negro. Se apoiou bastante em cima dessa vantagem na segunda etapa e, com isso, fez o  Vasco da Gama crescer. E o Gigante cresceu. Cresceu tanto que em um contra-ataque a bola chegou até os pés de Serginho e este sofreu o pênalti do Wallace. Pênalti duvidoso para muitos e certeiro para mim. Gilberto, atacante que praticamente não teve chance, marcou o gol da vitória cruzmaltina.


Após o gol, o jogo voltou a lembrar o anterior. Muito nervosismo, entradas mais ríspidas e muito pouco futebol. O Vasco começou a recuar e "chamar" o rival para cima. E essa tônica permaneceu até o fim, com o rubro-negro nervoso, cometendo muitos erros de passes e tentando empatar na base do "Seja o que Deus quiser". Se isso, de fato, existisse, podemos dizer que Ele não quis. E que quis o Vasco da Gama, de Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo, Cristiano, Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos, Marcinho, Rafael Silva ,Gilberto e todo o elenco, fosse à final do Campeonato Carioca.

O Gigante da Colina está de volta. O Gigante está na final. Parabéns, Vasco da Gama e toda a massa cruzmaltina!

Um abraço,

Arthur Guedes.
(Facebook: https://www.facebook.com/arthur.guedes.54)
(Twitter: @GuedesLoco)

Um comentário:

  1. Maravilhoso texto. Belíssima análise. Só faltou uma coisa...
    Virar vascaíno. Vem pro Vasco comigo, "mamozim"! HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir