domingo, 24 de março de 2013

Botafogo vence o Madureira, mas não o árbitro...



"Ah, Arthur, não me diga que a arbitragem decidiu mais uma partida..." Não, meu caro. Mas fez umas boas lambanças no quentíssimo jogo em Moça Bonita (que poderia ser tranquilo, senão fora o árbitro).

O Botafogo desde o início da partida dominou, com alguns raros contra-ataques do Madureira que tropeçava na própria falta de qualidade. O alvinegro detinha a maior posse de bola e criava bastante,porém não conseguia boas infiltrações. Esse era o maior problema do Botafogo. E por isso, o jogo tornou-se um pouco chato até os 30 minutos, pois após disso começou a ficar bom...

Aos 30 minutos começou a primeira "confusão" da arbitragem. Seedorf, impedido, acionou Rafael Marques, que dentro da área foi atingido por Fernando: pênalti marcado. Após Seedorf ajeitar e preparar para cobrar, e quase 2 minutos depois, ele voltou atrás e anulou tudo. O árbitro alegou que Seedorf estaria impedido no início da jogada ( que de fato estava). A minha ressalva vai para o bandeira, que no momento que ocorreu o impedimento ele não marcou. O que reforça a minha ideia que a informação do impedimento de Seedorf chegou de um terceiro. Errado? Não. A decisão certa foi tomada mesmo após todo o constrangimento. Mas, fica tranquilo que essa "confusão" não foi a única...

O jogo seguiu, e logo em seguida o Madureira quase marcou com Derley. Este após um bom lançamento e escorregão de Bolívar, fintou o Jefferson, caiu e pediu pênalti. A arbitragem, em contrapartida, marcou falta dele sobre o Bolívar.

Perto do fim, Seedorf cobrou ótima falta lateral e Dória deu uma casquinha na bola e fez. Botafogo 1 x 0 Madureira, e fim do primeiro tempo.

Na volta do intervalo e começo do segundo tempo, parecia estar tudo certo para o Botafogo ser o único grande a vencer na rodada. Parecia... Jean ( ex-Flamengo, Vasco e Fluminense) após bom lançamento e errada linha de impedimento da zaga alvinegra, driblou o Jefferson e empatou o jogo.Mas a alegria do Madureira com o gol duraria pouco. Após bom lance de Lucas e passe para Rafael Marques, o Márcio defendeu, mas a bola sobrou para Seedorf, que bateu no cantinho e virou o jogo para o alvinegro.

O Botafogo a partir daí, manteve bem na vantagem e foi o único grande a vencer na rodada. Segue líder em seu grupo com 6 pontos. No fim Seedorf foi expulso. Porque? Entenda...

O acontecido:

Seedorf iria ser substituído e estava perto da linha lateral quando o juiz em questão pediu/mandou que o holandês saísse pela linha lateral mais próxima. Seedorf argumentou que sairia por onde deve-se sair, em frente aos bancos de reservas. Philip(árbitro) continuava a pedir/mandar veementemente para sair por alí.Seedorf continuou a argumentar e tomou o cartão amarelo.Após o cartão Seedorf gesticulou para ele acrescentar o tempo nos acréscimos e saiu rapidamente por onde disse que sairia. Os jogadores do Madureira colocaram uma pressão nele, e o árbitro mostrou o cartão vermelho para Seedorf.

O/Os erros:

Primeiramente: O Seedorf pediu e argumentou para sair rapidamente pelo local correto por onde deve-se sair. No entanto o árbitro pediu para que ele saísse por um lado mais perto (onde poderia ter rolado o bom senso de Seedorf.),que posteriormente rolaria sim. Seedorf argumentou que sairia rapidamente( e não andando para gastar o tempo) como, de fato, saiu e o árbitro erroneamente mostrou os cartões amarelo e vermelho.

Houve também um erro de informações, que através do acerto delas, a expulsão deverá ser repensada. Seedorf iria ser substituído sim, porém Cidinho lesionou-se no lance anterior e a substituição foi alterada. Nem Seedorf, e muitos menos o árbitro perceberam isso, e deu no que deu.

Solução:

A expulsão TEM de ser revista e voltada atrás. Seedorf, como bem sabemos, não era o cara a ser substituído, portanto tudo o que aconteceu foi por conta da sua suposta substituição. Logo, se ele não foi substituído, não era para ter saído, e não era para ter tomado os cartões. Assim como aconteceu no pênalti, tem de ser revista e cancelada essa expulsão.

Fim de carreira? Profissionalização é a solução!

O pessoal tem pedido veementemente o fim da carreira desse árbitro. Porém não concordo. O árbitro, mesmo após todo o constrangimento, acertou em voltar atrás no pênalti. Quem errou foi o bandeira, que não marcou o impedimento de Seedorf no momento que ocorreu. Quanto a expulsão, como disse, houve acima de tudo um erro de informações, que não deveria acontecer, mas aconteceu! O árbitro errou no preciosismo em pedir/mandar o Seedorf sair pelo lado mais próximos de ambos, e não pelo lado correto. E errou posteriormente em expulsá-lo, em uma suposta atitude de contrariá-lo.

Mesmo após esse erro, a melhor solução não é decretar um fim a carreira do árbitro. A melhor solução é PROFISSIONALIZAR os árbitros! E isso todos nós já vínhamos pedindo.O maior problema é a falta de profissionalização dos árbitros. Amanhã, este mesmo árbitro trabalhará em sua outra profissão, ou melhor, trabalhará em sua única profissão, pois esta de árbitro, como a FERJ insisti em deixar, parece ser apenas um hobby .

Forte abraço,

Arthur Guedes.

6 comentários:

  1. concordo, sem tirar, nem acrescentar, parabéns, belo texto !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luis! Fico muito triste com esse fato que ocorreu, pois é inadmissível a não profissionalização dos árbitros. Em contrapartida, fico muito feliz pelo elogio, e é isso que me motiva escrever ainda mais! Obrigado e forte abraço.

      Excluir
    2. Muito bom texto,foi o que aconteceu realmente no jogo,parabéns!!!

      Excluir
    3. Muito obrigado, Gilberto! Volte sempre. Abraço.

      Excluir
  2. Arthur, dei minha modesta opinião ao escrever "Seedorf no Vermelho" (aqui: http://www.borogodofutebolclube.blogspot.com.br/2013/03/seedorf-no-vermelho.html), e olha que eu nem vi o jogo; tendo apenas me baseado no noticiário esportivo - bem superficial e incompleto!

    Agora, lendo o que de fato ocorreu, concluo: esses homens de preto são todos uns enrustidos! Hahaha!

    Abraço,

    João Sassi

    ResponderExcluir