sexta-feira, 22 de março de 2013

Jogou e assistiu...


O Brasil empata em 2 a 2 com a Itália, onde jogou bem o primeiro tempo, e assistiu a Itália jogar e dominar no segundo. O Brasil chegou a abrir um bom 2 a 0, mas cedeu o empate e quase a derrota após ser anulado pela marcação italiana na segunda etapa. Aconteceu um daqueles apagões inexplicáveis.

A seleção brasileira veio à campo num 4-3-3 bem agradável, com dois volantes, para ter a consistência na marcação característica do Felipão. Mas não funcionou tão bem. Hernanes ficou um pouco tímido e apoiou pouco. Oscar acabava ficando sozinho e preso na marcação e muitas vezes o Neymar teve que vir auxiliá-lo.

Na partida o Brasil me surpreendeu com a sua marcação sob pressão com os seus três homens de frente, e principalmente por impor-se novamente, afinal, é a seleção brasileira, pentacampeã mundial e berço de craques.

Mas a Itália não veio à passeio não. E logo de início o Júlio Cesar fez ótima defesa no chute de Giaccherini. O Júlio vem ganhando uma oportunidade com o Felipão, mas o torcedor parece não acreditar que ele possa voltar a agarrar o que agarrou na sua boa fase na Inter. Mas, críticas de lado, o Júlio foi o destaque desse jogo. Fez importantíssimas defesas.

O Brasil, mesmo com dois volantes, acabava tomando muitas bolas nas costas da defesa, com bons lançamentos do Pirlo. E Balotelli obrigou o Júlio Cesar a trabalhar em alguns lances. Estes dois foram os destaques da seleção italiana, sem dúvida.

Mesmo com alguns bons contra-ataques da Itália, quem dominava era o Brasil. Tinha mais posse de bola e atacava mais, porém não conseguia concretizar essa superioridade em grandes chances de gol. Como disse, não conseguia. Num bom lançamento de Neymar, Filipe Luis cruzou, e a bola sobrou para o Fred, de primeira marcar. Ele não apareceu o jogo inteiro, mas na primeira chance que teve fez. Ele a cada dia que passa, ou melhor, a cada jogo vai nos dando a certeza que será o nosso camisa 9 para a Copa do Mundo e, principalmente, para a Copa das Confederações.

E sem perder tempo, o Brasil fez logo o segundo com Oscar, em belíssima arrancada e jogada de Neymar, que o deixou na cara do Buffon. O Neymar é craque quando pensa somente em jogar e esquece de simular. Ele é fora de série e é esse Neymar que eu quero ver na seleção.

Até então a Itália estava um pouco perdida com os dois gols tomados, mesmo tendo criado boas chances de gol.

Mas se bem recordarmos do título desse post, o Brasil jogou, mas assistiu também. E isso aconteceu na segunda etapa. Logo de início, num erro de Daniel Alves que furou a cabeçada, De Rossi de biquinho colocou a Itália novamente na partida.

A Itália anulava o Brasil e dominou a partida. E o marrento Balotelli veio num contra-ataque, chutou de longe e fez. Júlio Cesar contribuiu um pouco, mas ele foi o menos culpado, pois a seleção apagou. A Itália tinha empatado rapidamente e do jeito que estava viraria em questão de tempo.

E aí veio a pressão que parecia interminável da Itália. Primeiro com chute cara a cara do Balotelli com o Júlio Cesar. Depois num escanteio, Bonucci quase marcou. E Balotelli ficaria de novo em claras condições de marcar, se não fosse mais uma belíssima defesa de Júlio Cesar. O segundo tempo pode se resumir assim: Itália jogou e pressionou, e o Brasil assistiu e segurou-se. No fim ficou tutto igual e ficou barato para a seleção, que tinha o placar na mão, mas sofreu um apagão.

Pitacos:

O Felipão mexeu mal na equipe. Na segunda etapa, vendo o incrível domínio no meio campo da Itália, Felipão apenas trocou seis por meia dúzia, e entrou Kaká no lugar de Oscar. Ele têm que ser mais ousado! Eu colocaria o Kaká no lugar de Hernanes, e recuaria o Oscar para ajudar nas saídas de bola e adiantaria o Kaká. Ou então tiraria o Hulk ( que não jogou nada!) e colocaria o Kaká para termos mais gente no meio de campo. O Felipão foi muito conservador.

Hulk, como disse alí em cima, não jogou nada e não vem jogando. Ele mostra-se um jogador muito dependente da perna esquerda, e sua jogada fica manjada. Não vem apresentando nada de demais, e não merece mais receber chances.

Fernando foi uma boa! O garoto entrou e marcou bem. Bons desarmes e foi bastante seguro. Merece outras chances.

Júlio Cesar voltou a agarrar bem. Muitos ainda pegam no seu pé pelo o ocorrido na Copa da África, porém a cada jogo ele vem mostrando que merece ser um dos goleiros. Não digo o titular ainda, mas merece estar no time. Ontem, se empatamos foi por sua causa. Caso o contrário, sairíamos derrotados.

Ah, e vamos parar de idolatrar esse tal de Balotelli, que não é nenhum craque, nem exemplo para ninguém!

E por fim, a equipe não jogou mal. Apenas gostaria de ver mais essa seleção do primeiro tempo, e não gostaria de ver mais a do segundo, que sofreu o enorme apagão.

Forte abraço,

Arthur Guedes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário