domingo, 3 de março de 2013

Merecido!


Uma simples palavra poderia resumir todos ou quase todos os 90 minutos do clássico eletrizante, que foi o Flamengo x Botafogo. Aliás, gostaria de parabenizar todos os 4 grandes por nos proporcionar dois excelentes clássicos. Parabéns! Mas vamos ao jogo...

O Botafogo como bem sabíamos tinha que ter uma postura mais ofensiva, por conta da vantagem do empate do Flamengo, e foi por pelo menos um minuto. Num lance daqueles em que não se explicam, de extrema improvisação, o lateral que ganhou a vaga do vendido Márcio Azevedo, driblou um, dois e três, e chutou no canto do goleiro Felipe. A bola ainda, por capricho, bateu na trave e entrou. Nunca foi tão bom "estrear" com o pé esquerdo, não Júlio Cesar? Flamengo 0 x 1 Botafogo e totais mudanças de postura: Flamengo agora teria de atacar em busca do empate que ainda o favorecia, já o Botafogo teria que marcar e sair nos seus contra-ataques para tentar o segundo. E assim foi o jogo inteiro!

O Botafogo após marcar o gol, pareceu muito centrado no que teria que fazer até o término da partida. Marcou sempre em blocos de 4 jogadores e muitíssimo bem. O Flamengo tinha extrema dificuldade de passar por essa marcação, pois lhe faltava criatividade e armação. Carlos Eduardo ainda mostrou-se totalmente sem ritmo. Elias e Ibson não estavam nada brilhantes e Rafinha não conseguia mostrar o que tinha de melhor: A velocidade. Rafinha acabava escondido e anulado pela marcação, pois não tinha os espaços que somente os contra-ataques o proporciona. Com pouco espaço, o contato prevalecia, mas não ao Rafinha.

O Botafogo marcava sob pressão e conseguia boas bolas através dos chutões do Gonzalez e Wallace. Mas, o Botafogo não limitou-se apenas à marcar e saiu com fortes, rápidos e bons contra-ataques, com o importantíssimo Lodeiro e o correto Rafael Marques. Este que hoje fez a sua segunda boa partida com a camisa do Botafogo. O gol ainda não saiu, mas se seguir jogando bem assim, ele virá com naturalidade. Se a dupla de volantes do Flamengo não estavam bem, a do glorioso estava. Marcelo Mattos parecia não estar tanto tempo sem jogar, e Fellype Gabriel fez excelente partida aplicando bons desarmes e principalmente auxiliando nas saídas de bolas. Hoje, foi muito correto. E o primeiro tempo resumiu-se a isso: Flamengo tentando de tudo para passar pela corretíssima marcação alvinegra, e o Botafogo buscando nos contra-ataques o seu segundo gol.

Totalmente anulado, no primeiros 45 minutos, o Flamengo mudou: Entrou o garoto Rodolfo no lugar do apagadíssimo Carlos Eduardo e Renato Abreu no lugar de Elias. Não sei se foram as substituições, mas o Flamengo pareceu outro, atacando,mesmo que muitas vezes afoitamente, mas conseguiu, de fato, muito mais oportunidades. Mas juntamente com as boas chances do Flamengo, veio a pedra no sapato, o goleiro Jefferson. Foram no mínimo 4 defesas espetaculares!

Como disse, o Flamengo ia tentando afoitamente marcar o seu gol, e recorria muito aos cruzamentos na área, para um ataque baixinho, com exceção do artilheiro Hernane. Este, que mais do que o elenco inteiro do Flamengo, sonhará com o goleiro Jefferson. Ele perdeu duas incríveis chances. Primeiro cabeceando a queima roupa e depois no rebote do Jefferson. Brilhou e muito o goleiro, que para mim, tem que estar nesse elenco da Seleção Brasileira.

Os torcedores flamenguistas, com todo o direito, reclamaram do pênalti não marcado do volante alvinegro, Marcelo Mattos, cujo abriu os braços na área após chute de Rodolfo. Errou? Sim! O árbitro estava um pouco inseguro nas suas decisões, mas o nosso atual nível de árbitros não nos permite que falemos mal deste. Caso o contrário, estaríamos sendo hipócritas! A arbitragem foi fraquíssima? Sim! E lamento por isso, pois em alguns post atrás tento descobrir, sem sucesso, a razão para tantos erros. Uma pena!

O Flamengo, exposto à vários contra-ataques alvinegros, que não ocorriam com tanto freqüência por conta do cansaço, com exceção do Vitinho, lançava-se novamente ao ataque abruptamente. Tentando na base do abafa. Mas, em uma fracassada tentativa do goleiro Felipe de tentar marcar o gol, foi para área e largou a baliza rubro-negra. No contra-ataque, desperdiçado diversas vezes pelo Botafogo anteriormente, após o chutão de Jefferson, ajeitada de cabeça de Gabriel ( outro que jogou muito!) Vitinho chutou no canto e decretou a vitória merecida do Botafogo por 2 a 0. Vencera o time que foi melhor técnica e taticamente falando, e estará na final contra o bom e surpreendente time do Vasco da Gama. O que irá acontecer? Ah, não queira adivinhar e tomar uma bofetada do futebol, meu jovem!

Abraço,

Arthur Guedes.

3 comentários:

  1. o q falta pro rafael marques fazer o gol é chutar, nunca vi um atacante q tem medo de finalizar

    ResponderExcluir
  2. Chupa Mulambada ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  3. E daá-lhe meu fogão e que jogo eletrizante mesmo guase que apanho dos amigos e marido...kkkk mais é bom ganhar ainda mais dos Flachatos...kkkkk

    ResponderExcluir