quinta-feira, 25 de julho de 2013

É o Galo mais doido deste mundo!

Foto: Marcus Desimoni/UOL
Quem acompanhou o blog nas últimas semanas saberá que eu chamei este Atlético de Galo mais doido deste mundo. E por que eu não mudei o nome? Porque eles me confirmaram novamente que é o Galo mais doido deste mundo mesmo. Antes de tudo, os meus sinceros parabéns, Clube Atlético Mineiro!

Eu falo do Atlético com um sentimento a mais que muitos outros cariocas. O Atlético me ganhou nessa Libertadores. Mas não por ser "modinha". Eu vibrei com cada gol. Com cada defesa do Victor. E nesta final, vocês ainda ganharam mais dois outros torcedores: meu avô e meu tio. Um botafoguense e o outro tricolor. No fim, ver o meu avô emocionado com o título do Atlético foi algo único. Sabe por quê? Ele deixou de assistir o seu clube jogar para ver e se emocionar com o Atlético. 

Meus camaradas, sinceramente, eu não sei explicar como, mas eles viraram Atlético nesta final. Ambos reclamavam com erros bobos, vibravam com os acertos e ficaram tão aflitos quanto vocês quando virou a primeira etapa 0 a 0. 

Eu, como escrevi nas redes sociais, não irei negar que desanimei/desacreditei um bocado quando terminou o primeiro tempo. Me perdoe por duvidar da loucura deste Atlético. Mas o Atlético não jogava bem e eu não estava vendo aquele espírito de antes. Talvez para que fosse histórico. Talvez para que fosse uma conquista ímpar. Mas, deixemos de talvez. Foi exatamente para isto. A conquista tinha que vir no estilo Atlético: sofrida, intensa e, por fim, histórica.

Naquele segundo tempo nós vimos o verdadeiro Clube Atlético Mineiro. Aquele que pressiona, se impõe e faz o gol logo de início. O Jô fez eu, você e todos os outros atleticanos (seja torcedor ou admirador como eu) voltarmos a acreditar neste Galo, que é forte e vingador.

Naquele momento aqueles 70 mil, que apoiaram o clube desde o início, explodiram de vez e fizeram uma festa inacreditável. Essa festa me fez lembrar a festa da torcida brasileira na final da Copa das Confederações. Na verdade, era bastante parecido. A torcida brasileira estava com o Galo, assim como estavam com o Brasil. Com exceção, claro, de alguns "anti-Brasil". O Olímpia cairia de quatro assim como a Espanha. O destino era perfeito, mas ninguém cravaria. Ninguém que não conhecesse o Atlético, é claro.

Mas em meio a toda pressão do Atlético, quem não congelou quando Ferreyra limpou o Victor e ficou com o gol aberto para fazer e "acabar" com o sonho atleticano? Mas lembra a velha justiça, que por diversas vezes cisma de tardar? Ontem ela estava com o Atlético. Pode falar o que quiser, mas aquele escorregão do Ferreyra com o gol escancarado foi ocasionado por Deus, meu camarada. Naquele momento eu gritei: "O Atlético é o campeão da Libertadores!". 

Eu podia estar precipitado, assim como muito falaram para mim. Mas foi o sentimento que saiu inconscientemente. Sabe aquela certeza de título que você teve após o Victor defender o pênalti contra o Tijuana? Então, é a mesma certeza!

Nós por aqui gritamos com cada bola na trave. Ora com Réver, ora com Leonardo Silva. E por falar em Leonardo Silva, ele foi um gigante também. Como zagueiro, mas principalmente como atacante. O seu gol no fim foi incrível. A arquibancada explodiu de vez. O Brasil explodiu junto com você, Atleticano. 

Na arquibancada um certo senhor me marcou. Ele era "filmado" constantemente. Mas a imagem era a mesma: sempre aos prantos. Seja por já ter passado por inúmeras dificuldades, e hoje está finalmente colhendo os bons frutos, ou seja por apenas estar vendo o seu atlético jogar e emocioná-lo novamente. Talvez ele próprio não saiba o porquê do choro. Talvez fosse apenas uma loucura dele. Ah, mas essa loucura não tem cura, meu camarada!

A prorrogação poderia não ter existido, afinal o Atlético queria mesmo é ser campeão historicamente. E tinha que ser nos pênaltis. Tinha que ser batida por batida. Afinal, é ou não o Galo mais doido deste mundo?

E foi. O São Victor novamente foi herói. Talvez tenha adiantado um bocado, mas não foi por livre e espontânea vontade. Ele foi empurrado por toda a massa atleticana e brasileira. Entretanto, a superioridade do Atlético foi novamente fator decisivo. O melhor tinha que vencer. E venceu. O Gênio, que não foi bem, nem precisou bater o último.

O clube Atlético Mineiro,de forma heroica e única, é o novo campeão da Libertadores! O Cuca, que sempre foi tão injustiçado, é o novo campeão da Libertadores. O Ronaldinho, tão escorraçado, é o novo campeão da Libertadores. O Kalil, presidente que tem mais amor ao clube, é o novo campeão da Libertadores. O Galo mais doido deste mundo é o novo campeão! Parabéns, Atlético!

Ah, Marrocos irá ficar pequena para a massa!

Grande abraço,

Arthur Guedes.

24 comentários:

  1. Excelente texto, parabéns, sou atleticano, estava no Mineirão, me emocionei muito com o título, e com esse texto tbm. Como é bom saber que outras torcidas tbm torceram por nós. GAAAALLLLOOOOOO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bela matéria amigão, se puder ler lá também! http://bit.ly/15OtPor

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto! Acaba com essa besteira de bairrismo, segundo o Olímpia, algo inexistente no Paraguai! Mas infelizmente não temos esta cultura; pelo contrário, queremos sempre ver a ruína dos nossos adversários locais esquecendo muitas vezes que se trata de BRASIL, ou seja, um objetivo maior! Tomara que seu texto tenha a devida repercussão e auxilie nossos conterrâneos a enxergarem o futebol de forma mais solidária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso. Infelizmente não sei o seu nome, mas é isso! O Atlético era o Brasil. Assim como seria o Fluminense, Corinthians ou outro. Mas, infelizmente ainda existem aqueles "do contra". Que este texto os toque.

      Um abração, meu camarada.

      Excluir
  4. Muito bom mesmo... Sensacional diga-se de passagem.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem escrito este texto, impregnado de emoção!
    Nem sei o que acrescentar... anão ser dizer que, jogo a jogo do Galo,
    sofri pelo Atlético-MG como se fosse o Vasco. E valeu muito a pena!
    :) Orlando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, marajá! Hahaha

      Obrigado pela audiência de sempre.

      Abração.

      Excluir
  6. Parabéns cara!!!! Tem um canto da torcida aqui que fala..."é GALO dooooido....doido..doido..doido...doidoooo!!! Quem começou com isso é um ilustre Atleticano conhecido com DUDU GALO doido. Ele trabalha na 98 FM e tem um programa chamado Grafite Saudações Atleticanas.

    ResponderExcluir
  7. Esse é o nosso Galo Doido, como diria o Dudu, da 98 FM, atleticano desde sempre. Que, no fim, só me dá felicidade!
    A respeito do seu texto, me emocionou! Gostoso ler coisas assim vindas de não-mineiros... obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado, Marília. Pela leitura e palavras.

      Beijos, campeã!

      Excluir
  8. Grande Arthur quando li seu texto tive a sensação de que ao ver o filme me interessei pelo livro que originou o roteiro desta grande obra que foi a final da libertadores! Depois de uma vasculhada no youtube verá que esse galo doido também é chamado de Galão da Massa!
    Grande texto!
    Felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adaílton. Muitíssimo obrigado pelas palavras, meu camarada. Sem dúvida é o Galo doido! Sem dúvida é o Galão da Massa!

      Grande abraço, campeão!

      Excluir
  9. Adorei o texto, muito bom =D
    Um abraço para seu avô e seu tio, esse Galo é lindo demais e MASSA faz qualquer um ficar doido.
    Beijo beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Fernanda.

      Parabéns pelo título, campeã

      Beijos.

      Excluir
  10. Sem mais, emocionante! Parabéns, a vc e ao Galo Doido

    ResponderExcluir